Fechar
Sábado, 20 de abril de 2024
Sábado, 20 de abril de 2024
Política 25/01/2021

Elizabeth se reúne com vereadores em nome da 'governabilidade'

Prefeita recebeu 12 vereadores do grupo que venceu a eleição para o comando administrativo da Câmara de Ponta Grossa. Foi a primeira reunião com aliados neste mandato

Ouça a notícia Tempo de leitura aprox. --
Elizabeth se reúne com vereadores em nome da 'governabilidade'

A prefeita Elizabeth Schmidt (PSD) reuniu em seu gabinete, na última sexta-feira (22), os 12 vereadores que integram o grupo que venceu a eleição para o comando administrativo do Poder Legislativo no último dia 1º de janeiro, que tem em sua maioria aliados políticos. Foi a primeira reunião com os parlamentares desde o início do mandato.

"Recebi hoje [senxta-feira] no gabinete os vereadores dos partidos que compuseram conosco, num início de diálogo extremamente produtivo. Queremos construir pontes com o Legislativo, em ações coordenadas e colaborativas. E em breve também conversaremos com representantes dos partidos que não estiveram conosco. A união de todos e o trabalho conjunto é uma obrigação de todo representante da população. A mudança não pode parar. E não pode esperar!", escreveu Elizabeth em seu perfil no Instagram.

Embora a prefeita tenha tratado o encontro como um "início de diálogo extremamente produtivo", a reunião vinha sendo aguardada com expectativa pelos vereadores há dias. Mesmo com um período curto desde que Elizabeth assumiu a administração municipal até o encontro (foram 22 dias), alguns parlamentares já vinham mostrando insatisfação com o tratamento despendido por ela.

Decisões

Muitos deles se manifestaram via imprensa questionando as tomadas de decisões iniciais da prefeita, notadamente na nomeação de cargos de primeiro e segundo escalação. A reclamação era de que estavam sendo mantidos de fora da composição do Governo.

Até mesmo vereadores correligionários do PSD não esconderam a insatisfação. O vereador mais votado do partido, Paulo Balansin, chegou a sugerir a formação de uma Comissão no retorno das atividades da Câmara para investigar contratos da emissora estatal, a TV Educativa. Ainda, integrantes da Mesa Executiva queixavam-se de que Elizabeth não chegou a ligar para o presidente reeleito Daniel Milla, também do PSD, para parabenizá-lo pela vitória e começar um diálogo.

Portanto, a reunião de sexta-feira foi de extrema importância no sentido de aparar as arestas e dar a chamada 'governabilidade' para a prefeita, tendo em vista que logo logo ela vai precisar da maioria na Câmara para aprovar os seus projetos. Alguns parlamentares, até de forma precipitada, já falavam em retaliação se não fossem recebidos. Agora, pelo que se sabe, a situação com a base aliada deve ficar mais tranquila. Elizabeth deve receber, individualmente, cada um dos vereadores para uma conversa ao longo dos próximos dias.

Em tempo

Entre os 12 vereadores presentes da reunião, estava o vereador Dr. Zeca Raad, do PSL. Há quem não tenha gostado, dentro do Governo, de tal presença, já que Zeca foi protagonista da maior traição do período da definição das coligações, tirando o PSL de Elizabeth e levando a legenda a apoiar Marcio Pauliki (SD), reduzindo bastante o tempo de horário de televisão da então candidata. 

Posteriormente, no segundo turno, Zeca apoiou Mabel Canto (PSC), tecendo críticas ao Governo Marcelo Rangel, do qual Elizabeth era a vice. "Perdeu duas vezes, mas ainda assim quer ser base", dizia um integrante do Governo após o encontro.

Presenças

Participaram da reunião com a prefeita Elizabeth Schmidt os vereadores: Daniel Milla (PSD), Paulo Balansin (PSD), Divo (PSD), Filipe Chociai (PV), Leo Farmacêutico (PV), Pastor Ezequiel (Avante), Pastor Leandro Bianco (Republicanos), Missionária Adriana (SD), Jairton da Farmácia (DEM), Dr. Erick Camargo (PSDB), Felipe Passos (PSDB) e Dr. Zeca Raad (PSL).

Foto: Reprodução Instagram