A Câmara Municipal de Ponta Grossa (CMPG) recebeu, durante a sessão ordinária desta segunda-feira (9), a delegada Claudia Kruger, da Delegacia da Mulher de Ponta Grossa, para uma palestra sobre violência contra a mulher. A ação faz parte da campanha Março Laranja, instituída via Lei nº 15.407/2025, de autoria do vereador Professor Careca (PV).
Durante a fala, a delegada trouxe algumas informações acerca da realidade local, como funcionam os trabalhos da Delegacia da Mulher em Ponta Grossa e região, mudanças na Lei Maria da Penha, bem como relatos de casos que tiveram intervenção da Delegacia da Mulher.
A delegada destacou a importância da campanha na prevenção da violência contra a mulher. "Fico muito feliz de poder participar de um evento como esse. Pudemos ter um momento de troca com a comunidade, de trazer informações importantes, para que cada vez mais as pessoas possam ter consciência da necessidade da prevenção da violência contra a mulher", disse.
Proponente da ação, o vereador Professor Careca (PV) comentou as ações previstas para a campanha. "É uma honra receber a delegada Claudia aqui na Câmara, alguém que lida diariamente com a realidade da violência contra as mulheres. Essa é a primeira ação da campanha Março Laranja, nos próximos dias também estaremos nos bairros, levando informação às comunidades, como uma forma de contribuir no combate à violência", destacou o parlamentar.
Lei nº 15.407/2025
De acordo com a Lei vigente, a campanha Março Laranja tem como objetivos, o enfrentamento da violência contra a mulher; a criação de mecanismos de proteção; políticas públicas com acompanhamento psicológico pré e pós-trauma, através de campanhas de prevenção, ações educativas, além de parcerias com entidades públicas e privadas. (Com assessoria)