Fechar
Quinta, 28 de março de 2024
Quinta, 28 de março de 2024
Sem categoria 20/03/2018

Programa Feira Verde concorre a prêmio nacional; acesse e participe da votação

Ouça a notícia Tempo de leitura aprox. --
Programa Feira Verde concorre a prêmio nacional; acesse e participe da votação

Pela sensibilização ambiental que o Feira Verde oferece, a Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SMAPA) inscreveu o programa para concorrer ao prêmio Municiência – Experiências inovadoras da Gestão Ambiental – promovido pela Confederação Nacional de Municípios (CNM). Na tarde de segunda-feira (19), a CNM divulgou que o Feira Verde está classificado para concorrer à fase final do prêmio.

Na primeira fase foram 253 municípios concorrendo ao prêmio, Ponta Grossa inscreveu quatro iniciativas, mas apenas o Feira Verde conseguiu a classificação para a segunda fase, onde 30 foram escolhidos. Agora, o programa disputa com 15 cidades, onde apenas cinco serão vencedoras.

Na semifinal, a Secretaria enviou um vídeo do prefeito Marcelo Rangel explicando a iniciativa. Para a fase final do prêmio é necessário votar nos programas, a votação acontece a partir desta terça-feira (20) até o dia 27 de abril, no site do Municiência.

Apoio

Gianna Banat, representante da SMAPA que inscreveu o programa no prêmio, explica como vai funcionar a fase final. “Nesse momento nós precisamos do apoio da população ponta-grossense, todos podem participar, não precisando realizar a troca dos produtos no programa Feira Verde. No dia 30 de abril sai o resultado final, com isso, esperamos o apoio de todos para que sejamos vencedores”, relata Banat.

Para o secretário municipal de Agricultura, Ivonei Afonso Vieira, é muito importante a classificação do programa entre os cinco primeiros para divulgar não só o Feira Verde, mas a cidade de Ponta Grossa em si. “A nossa expectativa em relação a esse prêmio é muito grande, já que a iniciativa atua na população como um todo por apresentar três pilares fundamentais: a agricultura familiar, a troca de materiais recicláveis por alimentos e gerar lucro e renda para as associações de catadores de materiais recicláveis”, comenta Vieira.

Feira Verde 2018

Após 30 dias do retorno das atividades em 2018, o programa Feira Verde apresentou um aumento de 20% nos atendimentos. No ano anterior, a média mensal de famílias participantes era de 13 mil, já em fevereiro deste ano foram registradas quase 16 mil pessoas beneficiadas. De 19 de fevereiro até hoje (20) mais de 430 toneladas de materiais recicláveis foram recolhidas, o que significa 91 toneladas de alimentos trocados por esses materiais.

Para o prefeito Marcelo Rangel os números apresentados são muito significativos. “O Feira Verde realiza toda a manutenção ambiental pela coleta dos materiais recicláveis e ainda melhora a saúde como um todo da população, já que oferecemos uma alimentação de qualidade, com muita variedade. São mais de 20 produtos frescos, entre frutas, verduras e legumes ”, reitera Rangel. (Com assessoria)