O governador de São Paulo, Tarcísio Freitas (Republicanos), deu uma declação, na quarta-feira (17), em que afirma que não será candidato à Presidência da República em 2026. Esta foi a primeira manifestação pública dele, neste sentido, depois da condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) pelo Supremo Tribunal Federal (STF).
Tarcísio é o principal nome ventilado a receber o apoio de Bolsonaro com a impossibilidade do ex-presidente em participar das eleições. Ele teve o nome lembrado pela maioria dos entrevistados em pesquisa recente por apoiadores do ex-presidente como o preferido para ser o indicado do clã Bolsonaro. Entretanto, o projeto político de Tarcísio será a busca pela reeleição ao governo do Estado de São Paulo.
Com esse posicionamento, o caminho fica aberto para a consolidação de uma candidatura do PSD à Presidência, ganhando força o nome do governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior. Bem avaliado por sua gestão à frente do Palácio Iguaçu deste 2019, com mais de 80% de aprovação em levantamento recente, ele conta com o aval do líder maior do partido, Gilberto Kassab, no projeto para viabilizar a candidatura para 2026.
Segundo Kassab, o PSD, mesmo ainda integrando o Governo do presidente Lula - que deve buscar a reeleição, terá candidato próprio no próximo pleito. Ou será Ratinho Junior, ou será o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite. (Foto: Reprodução Redes Sociais)