Fechar
Quarta-feira, 28 de maio de 2025
Quarta-feira, 28 de maio de 2025
Esportes 26/05/2025

Ancelotti faz sua primeira convocação para a Seleção Brasileira

O treinador italiano chamou sete nomes do futebol brasileiro

Ouça a notícia Tempo de leitura aprox. --
Ancelotti faz sua primeira convocação para a Seleção Brasileira

Nesta segunda-feira (26), o treinador Carlo Ancelotti realizou sua primeira convocação da seleção brasileira para os próximos jogos das Eliminatórias Sul-Americanas da Copa do Mundo. 

O Brasil viaja para Guayaquil para enfrentar o Equador, no Estádio Monumental Isidro Romero Carbo, no próximo dia 5 de junho, às 20h. Cinco dias depois, às 21h45 a equipe recebe o Paraguai, na Neo Química Arena, em São Paulo.

A seleção brasileira atualmente ocupa a quarta colocação da tabela de classificação, com 21 pontos. O Brasil está empatado com a seleção do Paraguai e do Uruguai, e também dez pontos atrás da Argentina, líder das Eliminatórias. O Equador também está na frente do Brasil, com 23 pontos.

Convocação
Os goleiros chamados foram Alisson (Liverpool), Bento (Al-Nasr) e Hugo Souza (Corinthians);

Para a defesa o treinador convocou Alex Sandro (Flamengo), Alexandro Ribeiro (Lille), Beraldo (PSG), Carlos Augusto (Inter de Milão), Danilo (Flamengo), Léo Ortiz (Flamengo), Marquinhos (PSG), Vanderson (Monaco), Wesley (Flamengo);

No meio campo Ancelotti escolheu Andreas Pereira (Fulham), Andrey Santos (Strasbourg), Bruno Guimarães (Newcastle), Ederson (Atalanta), Gerson (Flamengo), além disso o treinador também promoveu a volta de Casemiro (Manchester United);

Já no ataque Antony (Real Betis) voltou para a amarelinha, Estevão (Palmeiras), Gabriel Martinelli (Arsenal), Matheus Cunha (Wolverhampton), Raphinha (Barcelona), Richarlison (Tottenham), o pombo foi outro nome que voltou para o ciclo de convocações e Vini Jr (Real Madrid).

Entre os 23 jogadores chamados na primeira lista, Carlo Ancelotti já trabalhou com Casemiro e Richarlison.

Baixas
O goleiro Ederson (Manchester City), os zagueiros Éder Militão (Real Madrid), Gabriel Magalhães (Arsenal) e Bremer (Juventus). No meio campo, Joelington (Newcastle). Já no ataque Ancelotti possui os desfalques de Endrick e Rodrygo, ambos do Real Madrid.

A apresentação oficial será no dia 2, em São Paulo. Viajamos no dia 3 a tarde para o Equador, após a partida do dia 5 voltamos para São Paulo para terminar a preparação para o confronto com o Paraguai.

Chegada
Ancelotti teve sua chegada oficializada pela Confederação Brasileira de Futebol no dia 12 de maio e agora inicia seu trabalho, em meio a grande expectativa por parte dos torcedores, jogadores e meios de comunicação. O italiano, multicampeão pelo Real Madrid, tem a missão de reorganizar a Seleção e garantir a classificação para a próxima Copa do Mundo, que acontece em 2026 nos Estados Unidos, Canadá e México.

Carlo Ancelotti desembarcou na noite deste domingo (25) no Brasil para dar início ao seu primeiro trabalho em seleções. O voo em que estava saiu de Madrid, pousou no Aeroporto Internacional Tom Jobim, no Rio de Janeiro, às 20h50.

O novo presidente da CBF, Samir Xaud, recebeu Carlo Ancelotti na sua chegada a um hotel na Zona Oeste do Rio de Janeiro. 

Novo presidente
Samir Xaud foi eleito no último domingo (25), com mandato até maio de 2029. O candidato que viria a ser mandatário da Federação Roraimense de Futebol foi candidato único no pleito e possuiu 103 dos 108 votos possíveis.

Dez clubes da Série A e outros dez da Série B estiveram presentes na sede da entidade para a votação. Entre as federações, apenas a de São Paulo se ausentou. Reinaldo Carneiro Bastos, atual presidente da Federação Paulista, tentou ser candidato, porém passou pelo mesmo processo que Ronaldo Fenômeno e não conseguiu o apoio mínimo necessário para inscrição de sua chapa.

Para sua candidatura, Bastos precisaria de ao menos cinco assinaturas das federações, o que não foi possível alcançar. Isto porque Xaud teve apoio de 25 das 27 federações estaduais do país. 

Clubes presentes
Atlético-MG, Bahia, Botafogo, Ceará, Cruzeiro, Grêmio, Palmeiras, Santos, Vasco e Vitória da Série A;

Amazonas, Athletic, Avaí, CRB, Criciúma, Operário, Paysandu, Remo, Vila Nova e Volta Redonda da Série B.

O novo presidente substitui Ednaldo Rodrigues, afastado do comando da CBF por ordem do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, no último dia 15.

Clubes ausentes
Corinthians, Flamengo, Fluminense, Fortaleza, Internacional, Juventude, Mirassol, Santos, São Paulo e Sport Recife da Série A.

América-MG, Athletico Paranaense, Atlético Goianiense, Botafogo-SP, Chapecoense, Coritiba, Cuiabá, Goiás e Novorizontino da Série B.

Esses clubes realizaram o pronunciamento oficial durante a última semana. As equipes se mostraram insatisfeitas com o processo, mas dizem “estarem prontos para conversar com a nova gestão, a partir da eleição”. Foto: Ricardo Moraes (capa), Rodrigo Coca (foto 1), Rafael Ribeiro (foto 2 e 3) e Joilson Marconde (foto 3)