A atual prefeita de Imbaú, Dayane Sovinski (PSD), foi reeleita no último domingo (6) pela coligação “Imbaú no caminho certo”, formada pelos partidos Republicanos, PDT, PODE, PL, PRD e PSD, com 4.730 votos, 66,83% dos votos válidos.
Ela destaca em entrevista ao Doc.com que mesmo enfrentando uma campanha de mentiras, a população demonstrou reconhecimento pelo trabalho já realizado. “As pesquisas não mentiram e vencemos com apoio dos munícipes”, disse.
A prioridade do Plano de Governo é geração de emprego e o investimento já iniciou com a compra de um terreno para o parque industrial, além de expandir a capacitação de mão de obra, criar a Secretaria de Indústria e Comércio, e adequar a legislação para oferecer incentivos fiscais e atrair indústrias.
O Município vai ganhar uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) com recursos já garantidos. A Saúde já conta com médicos 24 horas e especialistas na área de ginecologia, pediatria e saúde mental.
As Unidades Básicas de Saúde serão reformadas e os bairros Jangada, Vila do Reino e Vila Nogueira vão ganhar uma UBS com recursos já garantidos junto ao governo do Estado.
Educação
Para a Educação, além de manter o Índice de Desenvolvimento Básico (IDEB), que saiu de 4,9 quando a prefeita assumiu a primeira gestão em 2021, para 6,1 em 2023, o objetivo é implantar uma escola integral, continuar a capacitação de professores e criar um programa específico para o atendimento aos alunos autistas.
“Avançamos muito na educação. Todas as nossas salas de aula têm ar condicionado, TV Smart e implantamos a disciplina do pensamento computacional com laboratórios para levar mais oportunidades aos nossos alunos. Vamos continuar investindo para oferecer uma educação ainda melhor, porque a educação é o caminho”, disse.
Na área de infraestrutura, em quatro anos o município saiu de 11% para 80% de ruas pavimentadas, projeto que terá continuidade até concluir 100% das vias. A área rural também será contemplada. Atualmente, das 12 localidades, três já contam com pavimentação. As demais recebem manutenção permanente.
Dayane destaca que há um déficit habitacional em Imbaú e que já conquistou junto ao governo estadual 50 casas para realocar pessoas em situação de risco, e o projeto está em fase final. A prefeita destacou que o voto de confiança dado pela população mais uma vez será honrado.
“Diferente de outros municípios, Imbaú ainda está em construção. Já evoluímos nos últimos três anos e meio. A reeleição me dá a oportunidade de continuar o trabalho e fazer a cidade progredir”, finalizou.
Resultado
O vice-prefeito eleito é Davi da Charqueada (PDT). Eles venceram Juninho do Miro (PSB) que fez 2.348 votos, 33,17% dos votos válidos. A eleição em Imbaú teve 7.551 votos totais, o que inclui 188 votos brancos, 2,49% dos votos totais, e 285 votos nulos, 3,77%. A Abstenção foi de 1.363 eleitores, 15,29% do total de eleitores aptos a votar em 2024. (Com assessoria)