Fechar
Sábado, 27 de abril de 2024
Sábado, 27 de abril de 2024
Eleições 19/07/2022

Eleições 2022: convenções partidárias podem ocorrer desta quarta (20) até 5 de agosto

Neste período os partidos, coligações ou federações poderão definir os candidatos para presidente e vice, senador e suplentes, governador e vice, além dos deputados em nível federal, estadual e distrital

Ouça a notícia Tempo de leitura aprox. --
Eleições 2022: convenções partidárias podem ocorrer desta quarta (20) até 5 de agosto

Os partidos políticos, coligações ou federações têm desta quarta-feira (20) até o dia 5 de agosto para definirem em convenção os candidatos que representarão as siglas nas Eleições 2022.

Neste ano serão escolhidos presidente e vice, senador e suplentes, governador e vice, além dos deputados em nível federal, estadual e distrital.

As convenções são um momento importante dentro no processo eleitoral, já que, no Brasil, a legislação veda que uma pessoa seja candidata de forma avulsa, sem ser indicada por um partido, coligação ou federação.

Federações

Este último modelo é uma novidade para o pleito deste ano. Com o fim das coligações para a eleição proporcional (deputados), os partidos só podem estar juntos na proporcional e majoritária (presidente, senador e governador) se formarem uma federação em nível nacional. Desta forma, esses partidos devem realizar uma convenção única, como se fossem um único partido, e assim permanecerem em caso de vitória nas urnas.

Os nomes escolhidos nas convenções ainda terão que passar pelo crivo do Ministério Público Eleitoral para terem suas candidaturas oficializadas. Uma série de quesitos precisam ser cumpridos para quem quer representar a população via cargo público eletivo. Entre eles, estar filiado a um partido político seis meses antes das eleições e estar em pleno exercício dos direitos políticos.

Campanha

A campanha estará liberada a partir de 16 de agosto. Ações como a realização de comícios, distribuição de material gráfico, caminhadas ou propagandas na internet estarão permitidas. O pleito do primeiro turno está marcado para 2 de outubro. Um eventual segundo turno acontece em 30 de outubro.