Fechar
Sexta, 19 de abril de 2024
Sexta, 19 de abril de 2024
Eleições 30/11/2020

Opinião: Além de Elizabeth, Rangel é o grande vencedor das eleições em PG

Boa avaliação dos 8 anos do Governo Marcelo Rangel foi fator fundamental para a vitória nas urnas da atual vice-prefeita, Elizabeth Schmidt (PSD)

Ouça a notícia Tempo de leitura aprox. --
Opinião: Além de Elizabeth, Rangel é o grande vencedor das eleições em PG

O resultado das urnas no domingo (29) elegeu a Professora Elizabeth Schmidt (PSD), com quase 88 mil votos, a primeira mulher prefeita de Ponta Grossa. Mas além dela, que vai administrar o Executivo Municipal ao lado do Capitão Saulo, o grande vencedor deste pleito sem dúvidas é o prefeito Marcelo Rangel (PSDB).

A boa avaliação dos 8 anos do seu Governo, com quase 70%, foi preponderante para que a atual vice-prefeita fosse alçada ao cargo de prefeita para o mandato 2021-2024. Portanto, Rangel conseguiu fazer sua sucessora, que iniciou a campanha com apenas 4% das inteções de voto, chegou a 31,15% (51.565 votos) no primeiro turno e finalizou com 52,38% (87.932 votos).

Rangel consolida seu grupo político em Ponta Grossa. Grupo que irá completar ao final do próximo mandato 12 anos na administração do Município. O resultado da eleição de domingo também credenciou Rangel a vislumbrar um voo bem alto para 2022: uma cadeira no Senado Federal.

Ainda na noite de domingo, no Fórum Eleitoral, onde Elizabeth Schmidt concedeu entrevista coletiva após a vitória, Rangel lançou a sua pré-candidatura a senador. A missão não é das mais fáceis, mas caso consiga ser candidato com o apoio do governador Ratinho Junior (PSD), será um avanço político para Ponta Grossa. Se for eleito, a cidade ganhará muito em representatividade.

O prefeito deixa a administração municipal no dia 31 de dezembro depois de dois mandatos. Nos bastidores, Rangel é cotado para assumir a Secretaria de Estado da Educação, diante do bom trabalho na área desenvolvido ao longo da sua administração, com o crescimento significativo da oferta das escolas em tempo integral.

Ainda sobre as eleições deste ano, Rangel, com a candidatura de Elizabeth, mediu forças com grupos fortes da política local, através das candidaturas de Mabel Canto (PSC) e Marcio Pauliki (SD). Além disso, antigos aliados, que optaram por mudar de lado nestas eleições, saíram do pleito sem mandato ou enfraquecidos eleitoralmente.

A amigos mais próximos, Rangel confindenciou que sai das Eleições Municipais 2020 de "alma lavada".

Rangel tem ao seu lado na liderança do grupo político em Ponta Grossa o irmão, o deputado federal Sandro Alex (PSD), que também sai fortalecido do pleito.

*Editor do Blog, Eduardo Farias é jornalista especializado em política desde 2005

 

Foto: Arquivo Doc