A Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa (ACIPG) quer engajar a população ponta-grossense a ir às urnas no próximo domingo (29), na votação do segundo turno das eleições para prefeito.
A entidade lançou uma campanha para que a abstenção dos eleitores não seja tão grande como foi a registrada no primeiro turno, quando mais de 55 mil eleitores, o equivalente a aproximadamente um quarto dos 220 mil eleitores do município, não votaram. A alta abstenção preocupa a ACIPG, que espera uma participação maior da população nos assuntos políticos do município.
“Enxergamos esse cenário com bastante preocupação, porque a única oportunidade que as pessoas têm de participar da política e decidir o político que ele quer que seja o nosso administrador são as eleições, e o eleitor não participa, não vai. Isto é uma falta de cidadania, eu diria até uma falta de responsabilidade. Poxa, se perder uma hora a cada quatro anos para ir votar, não querer votar e depois reclamar? Qual é a moral que este eleitor tem para reclamar deste ou daquele político se ele não teve a capacidade de ir votar, não saiu de sua comodidade de sair de casa para ir votar, e agora quer reclamar?”, questiona o presidente da ACIPG, Douglas Fanchin Taques Fonseca.
Uma das preocupações alegadas para a ausência nas urnas, os riscos da pandemia da Covid-19, na opinião da entidade, não é motivo para uma abstenção tão grande como a verificada no primeiro turno. A votação, no entendimento da ACIPG, pode ser feita de forma segura e os eleitores não correm riscos. “É muito mais seguro do que se vê em alguns bares, restaurantes, parques de diversão. Eu entendo que essa preocupação da pandemia não justifica”, argumenta o presidente da ACIPG.
A falta de identificação com as candidatas também não deve ser um empecilho e um motivo para que não se vote, entende Douglas Taques Fonseca. Para o empresário o eleitor deve analisar as candidaturas e ponderar sobre a qual deve optar e participar do processo eleitoral.
“Pode até ser que esse eleitor que não quer ir votar não esteja muito contente com as duas candidatas, mas é impossível que ele não consiga distinguir um detalhe de uma que seja melhor que a outra. Analise as pessoas que estão em volta das candidatas, os históricos delas, quem as apoia e então vote”, pondera Fonseca.
O eleitor que não participou da votação no primeiro turno poderá comparecer às urnas no segundo turno normalmente, e a Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa espera que a população participe ativamente do processo eleitoral no próximo domingo.
“O que nós queremos é que mais pessoas votem, o máximo possível, porque teremos mais pessoas cobrando os candidatos. Estamos com essa campanha querendo despertar o espírito de cidadania, de responsabilidade do nosso povo, para que participe das eleições. Vamos mostrar nossa força, vamos decidir e depois cobrar”, convoca Douglas Fanchin Taques Fonseca. (Com assessoria)
O Blogdodoc.com também apoia essa campanha. Saiba mais neste link.