O candidato a prefeito pelo Partido Socialismo e Liberdade (PSOL), Professor Gadini, assinou nesta quinta-feira, Dia Nacional da Cultura, a Carta-Compromisso com as políticas culturais em PG (2021-2024). “Quem defende a cultura como direito humano e expressão da cidadania como possibilidade de gerar emprego e renda, principalmente aos profissionais da área, sabe que a gestão pública tem responsabilidades com as políticas sociais”, explica.
O documento foi elaborado pelo Conselho Municipal de Política Cultural e tem 18 itens que envolvem o respeito às diretrizes do setor, valorização das instâncias autônomas e deliberativas (Conselho, Fórum Permanente e Conferência), defesa dos marcos de organização (Plano e Sistema municipais) e o fortalecimento da estrutura de Fundação, de acordo com legislação vigente, associado ao desafio de descentralizar as ações e ampliar o acesso aos moradores dos bairros e distritos rurais de PG.
“O compromisso do PSOL com a cultura não é discurso, mas uma prática que envolve atores e trabalhadoras que vivem da produção, planejamento e consumo de serviços que fazem parte da vida da população”, explica Gadini, que, além de pesquisador, já escreveu livros e realizou estudos sobre mídia e cultura.
A carta pública indica ainda o compromisso com a ampliação do repasse de valores destinados no início do ano fiscal, manter e recuperar os espaços artísticos e culturais da Cidade (Estação Arte, Casa da Dança, Cineteatro Ópera, Estação Paraná, Centro de Cultura e Vila Hilda), com as diferentes finalidades em condições de acesso e usos coletivos, bem como os equipamentos já existentes (Orquestra Sinfônica, Banda Lyra dos Campos, Coro Municipal, Conservatório, Biblioteca Municipal e Grupo de Teatro).
Ampliar e qualificar o quadro de servidores efetivos da cultura, via concurso público, assegurar condições técnicas e operacionais para atualizar o sistema de indicadores culturais e o censo dos profissionais do setor, bem como a garantia de que a TV Educativa deve funcionar como espaço de divulgação e interesse público são outras das 18 orientações da Carta-Compromisso pela Cultura em PG.
Entre os compromissos da campanha para ‘Mudar de Verdade’ na área cultural, de acordo com plano de governo registrado no Tribunal Eleitoral (PRE PR), destacam-se, ainda, a ampliação do acesso aberto à internet em todos espaços públicos e bairros da Cidade, a criação de um Sistema Municipal de Museus (físico e virtual) em parceria com demais entidades (estaduais, federais e particulares) da área de cultura, integrar ações em políticas públicas com turismo, esporte e educação. “Vamos defender as expressões culturais e assegurar condições dignas de vida aos profissionais do setor”, conclui. (Com assessoria)