Uma das consequências mais graves da pandemia de Covid-19 foi a interrupção das aulas presenciais. Esta medida foi correta, na visão da coligação “Ponta Grossa, uma cidade para você”, que tem o Professor Edson como candidato a prefeito pelo PT.
“O Brasil é o terceiro país em número absoluto de casos de covid-19 e o quarto país mais atingido quando se faz a proporção per capita. A gestão da pandemia feita pelo governo federal é desastrosa, com o presidente fazendo pouco caso da situação e até piadas de mau gosto. Especificamente na questão da educação de nossas crianças, não é possível brincar com o tema. Nossos alunos devem voltar às aulas presenciais somente depois da vacinação em massa da população”, defende o candidato.
Para quando as aulas presenciais forem possíveis, provavelmente entre março e junho do ano que vem, a coligação que une PT e PCdoB em Ponta Grossa elaborou uma série de avanços na educação municipal. A primeira delas é a expansão da Escola em Tempo Integral.
“A Escola de Tempo Integral é uma conquista que deve ser ampliada, entretanto é necessário ampliar os recursos humanos e materiais que permitam o pleno funcionamento da escola e com qualidade exemplar. Para isso a expansão deve ser acompanhada pela ampliação dos recursos e pela capacitação permanente dos profissionais envolvidos no projeto”, diz o Professor Edson.
Além disso, na administração do PT, será garantida a manutenção e ampliação da distribuição de uniformes e materiais escolares, materiais didático-pedagógicos e outros recursos necessários para garantir a todos os alunos a permanência e o sucesso na aprendizagem, inclusive no uso das novas tecnologias de ensino-aprendizagem.
Tudo isso, no entanto, só pode ser feito com a participação de todos. Para que a comunidade possa ter voz, a intenção do Professor Edson é fortalecer o Fórum Municipal de Educação Escolar, de forma aberta e democrática, com participação das instituições de ensino superior, visando ao acompanhamento e avaliação do Plano Municipal de Educação. (Com assessoria)