Fechar
Quinta, 28 de março de 2024
Quinta, 28 de março de 2024
Eleições 20/10/2020

MünchenFest: saiba o que propõe cada candidato à Prefeitura de PG para o futuro da festa

O Doc.com procurou os cinco candidatos à Prefeitura para saber o que pensam sobre o futuro do evento. As ideias são distintas e englobam desde a retomada, passando pela manutenção ou novo modelo para a festa

Ouça a notícia Tempo de leitura aprox. --
MünchenFest: saiba o que propõe cada candidato à Prefeitura de PG para o futuro da festa

O Blogdodoc.com acionou os cinco candidatos à Prefeitura de Ponta Grossa para saber o que cada um pensa e o que propõem para o futuro da Festa Nacional do Chope Escuro, a tradicional MünchenFest.

Os pensamentos são na maior parte distintos e vão desde a manutenção do atual modelo, realizado no Parque Ambiental, passam pela retomada do modelo realizado até recentemente, com a festa terceirizada e feita no Centro de Eventos, e chegam até a reestruturação total da festa, diante de consulta popular e realização de audiências públicas.

A valorização da cultura e o incentivo ao turismo são questões apontadas pelos candidatos como importantes em relação à MünchenFest. Assim, nenhum candidato fala em acabar com a festa.

Confira abaixo o que propõe cada um dos candidatos à Prefeitura de Ponta Grossa para a MüncheFest:

Marcio Pauliki (SD)

Vamos voltar com a MünchenFest ao seu formato original e tradicional, valorizando a cultura e a gastronomia alemã. Inclusive, vamos trabalhar para que a festa volte a ser realizada no Centro de Eventos, conseguindo com isso o retorno das famílias ao evento, as quais deixaram de ir na festa nos últimos anos. 

Outra ideia é fazer a concessão da festa para empresas interessadas no fortalecimento cultural e histórico de nossa cidade, com estabelecimento de preços de entradas, estacionamento e produtos por parte da Prefeitura Municipal.

Além disso, resgatando nossa história e valorizando a cultura e tradição, vamos realizar a Festa do Tropeiro.

Professora Elizabeth Schmidt (PSD)

A MünchenFest é um dos eventos mais tradicionais do Município e que teve uma imensa transformação nas últimas edições através do resgate das raízes alemãs, consolidando-se como uma das grandes festas da família ponta-grossense.

Toda essa mudança impactou de forma muito positiva os setores culturais e gastronômicos da nossa cidade, além de fortalecer o turismo de Ponta Grossa. Diante disso, nós buscaremos tornar a MünchenFest um evento ainda maior e mais acessível à população, seguindo com sua realização no Parque Ambiental de forma gratuita, com uma grande variedade de atrações e de opções gastronômicas.

Aliada à criação dos Festivais de Verão e de Inverno, que contarão com a realização de shows no Centro de Eventos, a MünchenFest se somará como um dos pilares centrais no nosso objetivo de construir uma cidade com diversas opções de lazer, cultura e diversão para nossa população, contribuindo, em contrapartida, para o fomento da nossa economia, assim como do nosso setor de eventos.

Mabel Canto (PSC)

A proposta da candidata à Prefeitura de Ponta Grossa, Mabel Canto (PSC), é voltar com a MünchenFest em seu formato tradicional. A ideia é reformular a MünchenFest de modo a resgatar a parte cultural e étnica da festa e, assim, atrair turistas para a cidade. O objetivo é reformar o centro de eventos através de uma parceria público-privada e promover uma festa com duração de quatro dias.

“A meta é remodelar a maior festa da nossa cidade, a MünchenFest, que será a festa do povo de Ponta Grossa, de modo a valorizar os artistas, profissionais de entretenimento e produtores de cerveja locais, na modalidade de terceirização, não acarretando custos ao Município”.

Professor Gadini (PSOL)

O modelo de festa para dar lucro, na última gestão dos anos 1990, desfigurou qualquer possibilidade de expressão identitária de grupos culturais. Veio o prejuízo e a terceirização confirmou outra ‘lenda de PG’: quem se dispõe administrar serviço por concessão espera lucro fácil e os prefeitos, desde então, ignoram proposta cultural da festa.

Resultado? Uma festa privada, supostamente para divulgar a cidade, que manteve velho modelo de evento massivo, buscando atrair milhares de jovens para shows de duplas de um mesmo ritmo musical. No final da festa? A Prefeitura assumia prejuízos, resultado de práticas duvidosas entre gestores públicos e privados. Candidatos e partidos que já operaram modelo furado precisam fazer autocrítica e não prometer o que jamais fizeram com a MünchenFest.

O que fazer? Audiência pública com entidades e movimentos culturais da Cidade para rever caráter, objetivo, potencial e condições reais para um evento multicultural, capaz de integrar expressões identitárias, espaço de lazer/entretenimento e funcionar como estratégia de geração de emprego e renda.

Professor Edson (PT)

A Münchenfest se insere em dois eixos do nosso Governo. No eixo do Turismo, se insere como evento artístico que vai atrair pessoas de fora da cidade. No eixo cultural, terá papel para a valorização dos artistas locais e uma maior integração da festa com a Cultura e a sociedade ponta-grossense.

Nesta perspectiva, a festa deve diminuir de tamanho, mas deve ganhar em conteúdo e qualidade, na medida em que ela se torne parte da cultura local, também integrando a produção cervejeira local por um lado, e os artistas e manifestações culturais locais por outro.

Foto: Jornal da Manhã