Fechar
Sábado, 23 de novembro de 2024
Sábado, 23 de novembro de 2024
Eleições 06/10/2020

Professor Edson propõe Tarifa Zero no Transporte Público de Ponta Grossa

Candidato do PT afirma ser possível deixar o transporte coletivo sem custo para os usuários. Fundo Municipal de Transporte será criado para financiar a medida

Ouça a notícia Tempo de leitura aprox. --
Professor Edson propõe Tarifa Zero no Transporte Público de Ponta Grossa

A coligação Ponta Grossa, Uma Cidade Para Você, com o Professor Edson (PT) como candidato a Prefeito com o número 13, e o Pastor João Carlos (PCdoB) com vice, está propondo implementar a tarifa zero no transporte público municipal.

Mais de 60 mil ponta-grossenses usam diariamente o ônibus como meio de transporte e pagam caro pela tarifa. Por isso, cada vez mais pessoas abandonam o uso do sistema público, principalmente depois da chegada dos aplicativos de transporte privado. Mas muita gente não tem opção pela falta de condições financeiras para usar ambas alternativas.

O Professor Edson vai enfrentar o desafio de repensar o sistema e está propondo em seu programa de governo a Tarifa Zero. A passagem de ônibus gratuita abre novas oportunidades, principalmente para os moradores da periferia da cidade que passam a circular gratuitamente pela ampliando seus horizontes e oportunidades de trabalho, estudos, consumo, cultura e lazer.

Durante a gestão do Partido dos Trabalhadores em Ponta Grossa, com o ex-prefeito Péricles, foi implantado o “Passe Livre” aos Domingos e a cidade contava com a menor tarifa de ônibus do Paraná. Naquela época, o Professor Edson atuava na coordenação da estratégia da cidade e viabilizou a ação.

É possível?

A crise do transporte público não é uma exclusividade de Ponta Grossa e atinge também grandes e médias cidades do País. Por isso, a solução do problema depende de uma ação integrada entre os governos municipal, estadual e federal.

Na cidade, a gestão do PT vai implantar o Fundo Municipal de Transporte para financiar a medida. A arrecadação vinda das multas de trânsito, estacionamentos, além de cobranças para desestimular o uso do carro e a aplicação do Vale Transporte pago pelas empresas aos trabalhadores, torna possível a implementação progressiva da Tarifa Zero para todos. (Com assessoria)