Fechar
Sábado, 23 de novembro de 2024
Sábado, 23 de novembro de 2024
Sem categoria 24/08/2017

Ponta Grossa recebe 14 profissionais do programa Mais Médicos

Ouça a notícia Tempo de leitura aprox. --

Na manhã desta quinta-feira (24), a prefeita em exercício, Elizabeth Schmidt (PSB), recepcionou a chegada de 14 médicos cubanos que irão trabalhar na rede de Atenção Primária Municipal. Ponta Grossa foi a cidade que proporcionalmente mais recebeu profissionais dentro do programa federal, Mais Médicos, totalizando 60.

Os profissionais que atuarão na cidade passarão por cursos para integrar as Equipes de Saúde da Família (ESF) nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). A chegada deles é para substituir os profissionais que enceraram o convênio no Brasil. O Ministério da Saúde, juntamente com o Governo de Cuba, estabeleceu o limite de três anos para os médicos exercerem suas atividades no Programa Mais Médico.

Fixação

“O programa foi e continuará sendo importante para os municípios brasileiros, pois existia um problema de fixação de profissionais. Com o programa a população não ficará desassistida. Hoje temos 80 médicos, destes, 60 são cubanos atendendo toda a população. Tivemos uma melhora significativa para a saúde de Ponta Grossa”, destaca a secretária municipal de Saúde, Angela Pompeu.

A partir da primeira semana de setembro estes intercambistas já estarão na ativa, atendendo à população nas UBS. “A população demostra grande satisfação do trabalho realizado pelos cubanos. Eles são afetivos, simpáticos e muito profissionais nas atividades que exercem. Ponta Grossa está de braços abertos para recepciona-los e a Prefeitura estará sempre à disposição”, destaca a prefeita em exercício, Elizabeth Schmidt.

[caption id="attachment_24203" align="alignright" width="616"] Foto: Jonas Oliveira[/caption]

18 cidades do Paraná

O evento de recepção dos  médicos cubanos aconteceu em Curitiba, pela governadora em exercício, Cida Borghetti. Ao todo, são 34 médicos oriundos de Cuba, através do programa federal Mais Médicos, que atuarão pelos próximos três anos em 18 municípios paranaenses.

Além dos 14 profissionais para Ponta Grossa, as cidades de Mallet, Ibiporã e Carambeí terão dois médicos cada para atender a população. Já os municípios de Andirá, Borrazópolis, Cafelândia, Cianorte, Cornélio Procópio, Enéas Marques, Jaboti, Laranjeiras do Sul, Paiçandu, Pato Branco, Piraí do Sul, Salto do Itararé, Sengés e Tamboara receberão um médico cada.

Atenção primária

Os médicos do programa atuam na atenção primária à saúde, principalmente em lugares onde há escassez de profissionais. “A atenção primária é a porta de entrada dos pacientes. Esses profissionais, que deixaram suas famílias e seu país para atuarem no Paraná, exercem um trabalho importante de prevenção e atendimento às famílias, uma das formas mais eficazes de salvar vidas”, disse a governadora. “Já pudemos observar, nos últimos anos, o comprometimento dos profissionais do Mais Médicos com a saúde pública. É um conforto saber que os paranaenses estão em boas mãos”, afirmou Cida Borghetti. (Com assessorias)