Fechar
Sábado, 23 de novembro de 2024
Sábado, 23 de novembro de 2024
Sem categoria 16/08/2017

Preço fora das regras leva Procon a autuar dois postos de combustíveis

Ouça a notícia Tempo de leitura aprox. --

Equipe de fiscalização do Procon Ponta Grossa autuou na terça-feira (16) dois postos de combustíveis localizados na avenida Souza Naves por infração à lei estadual 18.782, de 18 de maio deste ano. Essa lei determina que os preços dos combustíveis sejam indicados com apenas duas casas depois da vírgula. O Procon recebeu a informação de que um posto, estabelecido na avenida Souza Naves, estava desrespeitando a lei. Quando os fiscais foram ao local indicado, avistaram um posto próximo seguindo o mesmo sistema.

Os dois foram autuados e devem imediatamente adequar-se à legislação. Além disso, podem recorrer da autuação recebida – o processo para aplicação das penalidades previstas já foi aberto. De acordo com o coordenador do Procon de Ponta Grossa, Edgar Hampf, os estabelecimentos infratores podem ser punidos com multa e, em caso de reincidência, a suspensão temporária de sua atividade e até a cassação do alvará de licença.

Desculpas

Em um dos postos, o representante da empresa relatou aos fiscais que usa o terceiro dígito após a vírgula porque “outros postos fazem a mesma coisa”. No outro, o representante informou que dispõe de uma liminar judicial para continuar apresentando os preços com três dígitos – mas não apresentou o documento.

A obrigação de indicar os preços dos combustíveis com apenas dois dígitos após a vírgula foi estabelecida pela lei estadual 18.782, de maio passado. “A lei é clara: a indicação dos preços, tanto nas bombas quanto nas placas externas, deve conter apenas duas casas depois da vírgula”, reforça o coordenador.

Essa regra, explica Edgar Hampf, permite que o consumidor tenha uma informação mais rápida e precisa do quanto está pagando pelo combustível que adquire. Ele lembra que a indicação de diferenças na casa dos milésimos (três casas após a vírgula) pode levar o consumidor a um entendimento equivocado, inclusive em termos de comparação com outros estabelecimentos.

Notificados

Ainda segundo o coordenador, todos os postos de combustíveis da cidade foram notificados pelo Procon acerca da mudança nas regras, assim como o sindicato das empresas do setor. “Nossa equipe de fiscais continuará atenta, mas o consumidor é nosso principal aliado: através das nossas páginas nas redes sociais, como o Facebook e pelos canais de comunicação [telefone e e-mail] ele pode informar a ocorrência de situações de desrespeito, que serão verificadas pelo Procon”. (Fonte: PMPG)