Fechar
Sexta, 19 de abril de 2024
Sexta, 19 de abril de 2024
Sem categoria 23/03/2018

Laboratório de Análises Clínicas e Centro Odontológico voltam a atender após reformas

Ouça a notícia Tempo de leitura aprox. --
Laboratório de Análises Clínicas e Centro Odontológico voltam a atender após reformas

Na manhã desta sexta-feira (23) a Secretaria Municipal de Saúde, através dos departamentos de Atenção Secundária e também de Saúde Bucal, entregaram à população uma estrutura moderna e melhor equipada para realizar atendimentos, tanto para exames relacionados a análises clínicas, quanto para procedimentos odontológicos. O Laboratório Geral de Análise Clínicas Dr. Alfredo Berger e também o Centro de Especialidade Odontológicas (CEO) Dr. Luiz Carlos Azim Filho e Cirurgião Dentista, Dr. Bruno Luiz Franke, passam a receber atendimento a partir desta sexta-feira.

“Dois serviços de suma importância para todos os moradores de Ponta Grossa, principalmente aos que recebem atendimento através do Sistema Único de Saúde (SUS). Serviços que não deixaram de ser realizados enquanto a estrutura estava em reforma e que agora serão feitos ainda mais rápido”, comenta o prefeito Marcelo Rangel.

Laboratório

O Laboratório está localizado neste prédio desde 1997, e é responsável pela elucidação diagnóstica, acompanhamento e monitoramento das amostras coletadas através de toda a rede, nos diversos serviços do município de Ponta Grossa, sendo mais de 50 pontos de atendimentos, como Unidades Básicas de Saúde (UBS), Unidade de Pronto Atendimento (UPA), Hospitais Municipais, Consórcio Intermunicipal de Saúde, Centro Municipal de Especialidade e da Mulher, Ambulatório de Saúde Mental e também o Hospital Regional sobre os mutirões de cirurgias.

“Hoje nosso laboratório é equipado com os melhores equipamentos e tecnologia para diagnósticos precisos, se igualando aos serviços de referência nacional, totalizando uma demanda de atendimentos de mais de um milhão de exames no ano passado. São procedimentos desde cultura de urina, coagulograma, teste de tolerância a glicose, curva glicêmica, carga viral, entre outros”, destaca a coordenadora da Atenção Secundária, Paola Horochoski.

Profissionais

O serviço ainda conta com um total de 50 profissionais, entre bioquímicos, administrativos, técnicos de enfermagem, digitadores e zeladoria. “Devido a todo este avanço, a reforma do espaço físico foi primordial, para a melhora da qualidade do acesso e atendimento dos mais de 200 usuários que utilizam tais serviços, os quais são voltadas para o público com critérios específicos, onde há necessidade de materiais e profissionais destinados a esses atendimentos”, observa a responsável técnica do laboratório, Rosana dos Santos.

Já o CEO, desde sua implantação, passou por diversas adequações. As dificuldades eram muitas, incluindo acessibilidade para pacientes com necessidades especiais, falta de recursos humanos, além de instalações provisórias e inadequadas. Mas, com o objetivo de melhorar a qualidade do serviço prestado, buscando fornecer melhores condições de trabalho aos servidores, em janeiro de 2017 iniciou-se a reforma da unidade central. “Hoje temos 10 consultórios odontológicos com atendimento especializado. Cerca de 100 pacientes passam por aqui durante o dia, de segunda a sexta-feira. Com a melhoria na ambientação, rampas de acesso, banheiros adaptados aos pacientes com necessidades especiais, ar condicionado e consultórios atualizados conseguiremos atender ainda melhor nossos pacientes”, ressalta o coordenador de Saúde Bucal, Dr. Edson Alves.

Centro Odontológico

 

Atualmente, o Centro de Especialidades Odontológicas conta com 32 profissionais, incluindo dentistas, auxiliares em Saúde Bucal, agentes administrativos e Zeladoria. “Recebemos mais de 100 pacientes por dia, realizando diversos tratamentos, entre eles, Raio x intra oral, Cirurgia Oral Menor, Periodontia, Endodontia, Diagnóstico Bucal, Atendimento a Pacientes com Necessidades Especiais, Odontopediatria e Prótese Dental, tudo com ótimos profissionais”, explica a coordenadora de especialidade, Alda Dalla Vecchia.

Tanto o serviço de exames clínicos, quanto aos atendimentos odontológicos são encaminhados pela UBS de referência do paciente. Na ocasião foi realizada uma homenagem às famílias dos antigos funcionários que deram nome ao CEO, Dr. Luiz Carlos Azim Filho e ao também Cirurgião Dentista, Dr. Bruno Luiz Franke. (Com assessoria)