Fechar
Quarta-feira, 21 de janeiro de 2026
Quarta-feira, 21 de janeiro de 2026
Eleições 21/01/2026

Com Lula, Gleisi oficializa pré-candidatura ao Senado

Ministra-chefe da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência e deputada federal licenciada irá concorrer a uma cadeira ao Senado pelo Paraná nas Eleições deste ano

Ouça a notícia Tempo de leitura aprox. --
Com Lula, Gleisi oficializa pré-candidatura ao Senado

Gleisi Hoffmann será candidata ao Senado Federal pelo PT no Paraná. O anúncio oficial aconteceu nesta quarta-feira (21), ao lado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), em Brasília. Também participaram do encontro o presidente nacional do PT, Edinho Silva, e o diretor-geral da Itaipu Binacional, o ex-deputado federal petista Ênio Verri.

Ontem (20), o Blog divulgou a informação de que Gleisi havia aceitado o convite de Lula para ser candidata ao Senado, ao invés de concorrer à reeleição para Câmara Federal.

Isso porque, a estratégia petista é buscar eleger o máximo de representantes no Senado, diante de uma tendência de aumento no alcance da direita no pleito que se avizinha. Lula será candidato à reeleição, e em caso de vitória, precisará de uma base sólida de apoio no Senado para governar. Em caso de derrota, tal base se torna de oposição, também necessária e fundamental no jogo político.

Nome de peso

Gleisi já foi senadora pelo Paraná (2011-2018) e conquistou a segunda maior votação para Câmara Federal em 2022. Portanto, é o nome mais forte dentro do quadro petista para ser apresentado ao eleitorado paranaense. Neste ano, serão duas cadeiras em disputa para o Senado.

Gleisi oficializou a pré-candidatura ao Senado por meio de uma publicação na rede social X, antigo Twitter:

"Com Lula, pelo Paraná e pelo Brasil! Em conversa com o presidente @LulaOficial, com o @enioverri e o @edinhosilva, presidente do PT, reafirmei o meu compromisso de fortalecer, no Paraná, o projeto liderado pelo presidente Lula. Sou pré-candidata ao Senado Federal!".

Para o vereador e pré-candidato do PT a deputado estadual, Guilherme Mazer, a força política e a conquista de investimentos ao Estado justificam uma futura candidatura de Gleisi ao Senado. 

"Gleisi assumiu um papel central nas conquistas do Governo Lula, e também foi responsável direta pela alocação de investimentos federais no Paraná. O Presidente Lula reconhece o trabalho da Ministra e a sua força eleitoral no Estado, dessa forma é natural que ela seja uma forte candidata para eleição majoritária em 2026", explica Mazer.

A partir de agora, Gleisi passa a percorrer os municípios paranaenses como pré-candidata ao Senado. Em breve, deve fazer uma agenda em Ponta Grossa. (Foto: Ricardo Stuckert)