A Prefeitura de Ponta Grossa, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura, deu início à instalação de 52 novos pontos de ônibus em diversos bairros da cidade. A ação tem como objetivo principal aumentar a qualidade do sistema de transporte público, oferecendo abrigo adequado contra sol, chuva e vento, além de incentivar o uso do transporte urbano.
O valor total do investimento é de R$ 880 mil, com custo unitário considerado dentro da média de mercado para compras pelo poder público e mais baixo do que modelos de menor durabilidade. As unidades já estão em processo de instalação e produção pela empresa vencedora da licitação. A previsão é de conclusão das instalações até o final de abril.
O presidente do IPLAN, Rafael Mansani, destacou o impacto positivo da medida. “Este trabalho visa diretamente beneficiar o usuário do transporte coletivo, oferecendo mais conforto, segurança e acessibilidade. É um investimento que valoriza o cidadão, incentiva o uso do serviço público e melhora significativamente a qualidade do nosso sistema de mobilidade urbana”, afirmou Mansani.
Os locais para a instalação dos novos pontos foram selecionados com base em critérios técnicos estabelecidos pelo Departamento de Transportes da Secretaria Municipal de Planejamento, que consideraram a localização, o fluxo de passageiros, especialmente, nos pontos de embarque em direção aos terminais e solicitações recebidas da população.
Estrutura
O novo modelo implantado foi projetado para garantir durabilidade, acessibilidade e eficiência no uso dos recursos públicos. As estruturas, com 3 metros de largura e cobertura de até 1,2 m de profundidade, são equipadas com bancos e atendem integralmente às normas de acessibilidade da NBR 9050, incluindo piso podotátil e espaço adequado para cadeirantes.
A fabricação emprega tecnologia que garante maior vida útil e menor necessidade de manutenção. A pintura eletrostática, a construção em bloco único e as soldas com vedação proporcionam maior durabilidade para o abrigo, aumentam a resistência às intempéries e reduzem impactos de pichações e vandalismo. (Com assessoria. Foto: Divulgação)