Fechar
Terça-feira, 21 de outubro de 2025
Terça-feira, 21 de outubro de 2025
Política 21/10/2025

Estado apoiará municípios na implementação de inglês e robótica no Ensino Fundamental

As aulas devem incluir desde noções de lógica e montagem de mecanismos simples até atividades de programação em blocos, prototipagem e experimentação

Ouça a notícia Ouça a notícia – Tempo de leitura aprox. --
Estado apoiará municípios na implementação de inglês e robótica no Ensino Fundamental

O governador Carlos Massa Ratinho Junior anunciou nesta terça-feira (21) os dois novos componentes curriculares que terão como foco alunos do 1º ao 5º ano, dentro do programa Educa Juntos.

O objetivo é ampliar o acesso à tecnologia e o aprendizado de línguas desde a infância, promovendo inovação pedagógica e fortalecendo o protagonismo estudantil.

O investimento do Governo do Paraná e da Assembleia Legislativa será de aproximadamente R$ 70 milhões para o fornecimento de materiais didáticos, kits de robótica e apoio técnico-pedagógico às cidades que aderirem ao projeto.

“Estamos muito felizes com mais esse passo do programa Educa Juntos, que fortalece a parceria entre o Governo do Estado e as prefeituras. A nossa meta é garantir que o aprendizado das crianças seja contínuo e de qualidade desde a creche até o ensino médio, com um padrão unificado de ensino em todo o Paraná. Essa integração entre as redes municipal e estadual é essencial para que nenhum aluno tenha perdas no processo educacional”, afirmou Ratinho Junior.

“Agora estamos levando o ensino de inglês e de robótica às escolas municipais. Essa é uma oportunidade de preparar nossas crianças para o futuro, ampliando o acesso ao conhecimento e à tecnologia. Saber inglês aumenta em até 40% o salário médio de um profissional. Estamos abrindo caminhos para que os jovens paranaenses se tornem cidadãos do mundo, prontos para competir e trabalhar em qualquer lugar”, acrescentou.

Com o lançamento dos programas, as secretarias municipais já podem entrar em contato com a Secretaria de Estado da Educação (Seed) para fazerem a adesão e obterem mais informações sobre os próximos passos da parceria.

A expectativa é que os estudantes comecem a ter aulas de robótica e de língua inglesa em 2026, após o período de contratação e formação dos profissionais responsáveis pelas aulas.

O projeto tem como objetivo fomentar a educação tecnológica nas escolas municipais, desenvolvendo noções básicas de robótica com atividades práticas que estimulem criatividade e raciocínio lógico.

Já o ensino de inglês visa preparar as crianças para quando chegarem ao Ensino Fundamental II, de responsabilidade do Estado e que já conta com o ensino da língua na matriz curricular a partir do 6º ano.

Para o secretário de Estado da Educação, Roni Miranda, o fortalecimento da cooperação entre a pasta e as secretarias municipais melhora a qualidade da educação básica no Paraná.

“Esse é um trabalho feito com diálogo, proximidade e cooperação, porque é assim que se constrói uma política pública sólida e voltada a quem mais precisa. São as crianças dos municípios menores, muitas vezes as mais carentes, que precisam ter acesso a essas oportunidades”, ressaltou.

Inglês

O Inglês Paraná Kids será voltado aos alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, fazendo com que a Língua Estrangeira Moderna – Inglês passe a fazer parte da matriz curricular, algo que hoje não acontece.

O ensino da língua inglesa tem potencial para melhorar as habilidades cognitivas e o desempenho dos estudantes; desenvolver habilidades de comunicação; e garantir melhores oportunidades na carreira, à medida que esse aluno continue o aprendizado nos anos finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio.

Isso porque quanto mais cedo ocorre o contato da criança com a língua estrangeira, maior é a sua apropriação.

A ação também fortalece a articulação entre redes municipais e estadual, garantindo uma transição pedagógica mais fluida e currículo integrado em todo o Estado.

Os alunos que chegam ao 6º ano na rede estadual já contam com o aprendizado do idioma na grade curricular.

Robótica 

Já as aulas do Robótica Paraná Kids serão ministradas para os alunos do 4º e 5º anos. A medida segue a Política Nacional de Educação Digital e a deliberação nº 04/2025 do Conselho Estadual de Educação, que estabeleceu normas e orientou o processo de implementação da Educação Digital e Computação na Educação Básica, em complemento à Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

O objetivo é fomentar a educação tecnológica nas escolas municipais, desenvolvendo noções básicas de robótica com atividades práticas que estimulem criatividade e raciocínio lógico.

As aulas devem incluir desde noções de lógica e montagem de mecanismos simples até atividades de programação em blocos, prototipagem e experimentação.

O Robótica Paraná Kids prevê formação continuada para professores e materiais pedagógicos de apoio, valorizando a abordagem “mão na massa” e incentivando o aluno como cidadão digital ativo e responsável.

Ao interagir com atividades lúdicas e materiais de robótica, as crianças são incentivadas a construir, programar e experimentar, tornando-se protagonistas de seu aprendizado e preparando-se para os desafios do futuro.

A secretária municipal de Educação de Colombo, Luciane Dalla Valle Freitas, celebrou a iniciativa do Estado para oferecer os novos componentes curriculares.

“O apoio da gestão estadual é histórico, especialmente por levar aulas de inglês e robótica aos alunos do ensino fundamental. Essa é uma fase em que as crianças aprendem com intensidade, e investir em áreas como tecnologia e segunda língua traz avanços significativos para a aprendizagem e o desenvolvimento pessoal e educacional delas”, opinou.

“A robótica desperta a curiosidade, estimula o raciocínio lógico e facilita o aprendizado, enquanto que o inglês é uma ferramenta essencial para o mundo em que vivemos, cada vez mais conectado e tecnológico. Quando o Estado fornece material didático, formação e apoio técnico, ele amplia as oportunidades e fortalece as redes municipais de ensino. É um movimento muito positivo e gratificante para toda a educação paranaense”, complementou Luciane.

Para o prefeito de Guaíra, Gileade Osti, o incentivo à tecnologia é essencial para impulsionar o desenvolvimento das regiões paranaenses.

“Sou da área de tecnologia e fico muito feliz com o incentivo à robótica e o inglês, especialmente em um município de fronteira como o nosso. Isso desperta a criatividade e o interesse das crianças desde cedo, criando um ambiente favorável à tecnologia e à inovação, áreas que impulsionam o desenvolvimento da nossa região Oeste”, explicou. (As informações são da Agência Estadual de Notícias)