Fechar
Terça-feira, 07 de outubro de 2025
Terça-feira, 07 de outubro de 2025
Política 30/09/2025

Mazer entrega relatório da CPI da Sanepar na Assembleia Legislativa

O relatório da CPI resultou na assinatura de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) entre a Sanepar e a Prefeitura de Ponta Grossa

Ouça a notícia Tempo de leitura aprox. --
Mazer entrega relatório da CPI da Sanepar na Assembleia Legislativa

Vereador Guilherme Mazer entrega relatório da CPI da Sanepar na Assembleia LegislativaO vereador Guilherme Mazer (PT) esteve na Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP) para entregar o relatório final da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Sanepar ao deputado estadual Arilson Chiorato (PT), líder da oposição e presidente da Frente Parlamentar em Defesa das Estatais.

Em 2023, Ponta Grossa formalizou sua adesão à Microrregião de Saneamento Básico do Paraná, criada pela Lei Complementar nº 237/2021, que organiza a prestação dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário no estado.

A CPI apontou que essa regionalização deixou como herança contratos frágeis e insegurança jurídica, com risco de desabastecimentos por todo o Paraná, semelhantes ao que atingiu Ponta Grossa nos meses de fevereiro e março.

O relatório da CPI resultou na assinatura de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) entre a Sanepar e a Prefeitura de Ponta Grossa, obrigando a companhia a adotar medidas corretivas para assegurar o abastecimento e maior transparência contratual, além de um repasse de R$ 15 milhões para Fundo Municipal de Direitos Difusos e descontos nas tarifas dos pontagrossenses.

A CPI foi presidida pelo vereador Guilherme Mazer, tendo como relatora a vereadora Joce Canto e como membros os vereadores Geraldo Stocco, Léo Farmacêutico e Leandro Bianco.

O documento entregue à ALEP sistematiza as principais conclusões da comissão e apresenta recomendações para o fortalecimento da gestão pública do saneamento no estado.

Segundo Mazer, a entrega do relatório à Assembleia Legislativa tem como objetivo ampliar o debate em nível estadual e subsidiar ações de fiscalização.

“Nosso compromisso é garantir que a Sanepar cumpra seu papel de empresa pública, oferecendo água de qualidade, tarifas justas e segurança jurídica. Seguiremos cobrando medidas efetivas para evitar novos episódios de desabastecimento e contra qualquer tentativa de privatização do saneamento”, afirmou o vereador.

O material entregue ao deputado Arilson Chiorato será incorporado às discussões da Frente Parlamentar em Defesa das Estatais e poderá servir como subsídio em futuras iniciativas legislativas e de controle sobre os serviços de saneamento no Paraná (Com assessoria)