Fechar
Sexta-feira, 12 de setembro de 2025
Sexta-feira, 12 de setembro de 2025
Esportes 09/09/2025

Brasil se despede das Eliminatórias com derrota para a Bolívia 

Com o resultado o Brasil confirma a pior campanha da história nas Eliminatórias

Ouça a notícia Tempo de leitura aprox. --
Brasil se despede das Eliminatórias com derrota para a Bolívia 

 

A Seleção Brasileira encerrou sua participação nas Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo 2026, contra a Bolívia nesta terça-feira (9). A partida foi disputada em El Alto, cidade localizada a 4.150 metros de altitude. Com o resultado, o Brasil confirmou sua pior campanha da história das Eliminatórias neste formato, superando a campanha pré-Copa de 2002.

Miguelito, jogador revelado pelo Santos e que atua pelo América Mineiro aqui no Brasil foi o autor do gol da partida. O jogador boliviano bateu forte no canto direito de Alisson, que até acertou o canto, mas não conseguiu impedir o primeiro gol sofrido na era Ancelotti.

O treinador Carlo Ancelotti escalou uma equipe reserva, apenas Alisson e Bruno Guimarães foram mantidos entre os titulares. Com a desvantagem no placar, o treinador italiano entrou com jogadores titulares, mas a equipe brasileira não conseguiu superar os desafios provocados pela altitude.

Com a vitória a Bolívia vai para as repescagens para a Copa do Mundo de 2026. Uma marca histórica para o país, que participou pela última vez do mundial em 1994.

Primeiro tempo

A Bolívia começou pressionando. Paniagua arriscou pela esquerda logo aos sete minutos. Miguelito recebeu pela direita e finalizou de primeira, aos 15 minutos, mas Alisson fez duas boas defesas.

Aos 26 minutos, Miguelito novamente pela ponta direita arriscou de fora da área, entretanto a bola saiu para fora.

O Brasil respondeu com Richarlison aos 36 minutos. O centroavante brasileiro foi lançado por Paquetá e bateu travado pela zaga adversária. Na sequência, três minutos depois, Luiz Henrique recebeu de Bruno Guimarães, dentro da área pelo lado direito e finalizou para boa defesa do goleiro boliviano.

Já nos acréscimos o VAR chamou a arbitragem de campo para checar possível pênalti de Bruno Guimarães em Roberto Carlos Fernández. Na revisão o árbitro assinalou a penalidade máxima, por um trança-pé do volante brasileiro no boliviano.

Miguelito, artilheiro da equipe partiu para a cobrança e bateu forte no lado direito de Alisson, o goleiro brasileiro chegou a tocar na bola, mas não impediu a Bolívia de abrir o placar.

Segundo tempo

Em jogada ensaiada, após cobrança de escanteio de Miguelito, Robson Matheus bateu de perna esquerda para boa defesa de Alisson, aos 25 minutos.

A seleção boliviana manteve a pressão e finalizações de fora da área foram feitas, mas nenhuma trouxe grandes riscos para Alisson. Aos 30 minutos, Bruno Guimarães flertou com uma expulsão, dividindo com Miguelito e acertando a canela do jogador adversário, mas o juíz assinalou apenas a falta de ataque.

Miguelito bateu uma falta próxima a marca do escanteio direto e obrigou grande defesa de Alisson, aos 40 minutos. No minuto seguinte, Fernández cruzou para Algarañaz que cabeceou para baixo, mas Alisson fez mais uma defesa difícil.

Ficha técnica

Bolívia: Lampe; Medina (Yomar Rocha), Haquín, Morales e Roberto Carlos Fernández; Edson Vaca (Cuellar), Villamil e Robson Matheus; Miguelito, Paniagua e Erick Monteiro (Carmelo Algaranaz). Treinador: Oscar Villegas

Brasil: Alisson; Vitinho (Marquinhos), Fabrício Bruno, Alexsandro Ribeiro e Caio Henrique; Andrey Santos (Jean Lucas), Bruno Guimarães e Lucas Paquetá; Luiz Henrique (Estevão), Samuel Lino (Raphinha) e Richarlison (João Pedro). Treinador: Carlo Ancelotti

As demais partidas foram cheias de gols. A Venezuela que disputava a vaga com a Bolívia abriu vantagem contra a Colômbia, mas sofreu um quatro gols de Luís Suárez e perdeu de virada por 6x3. O Equador venceu a Argentina por 1x0, com gol de Enner Valência, conhecido do futebol brasileiro. O meia ex-Vasco da Gama marcou o único gol da vitória do Paraguai contra o Peru. Chile e Uruguai empataram em 0x0. 

O Brasil volta a campo em outubro contra a Coréia do Sul e o Japão, amistosos de preparação para a Copa do Mundo. As partidas acontecem nos dias 10 e 14, nas capitais dos países asiáticos. Já a Bolívia tem amistoso com a seleção da Rússia. A repescagem será disputada em março de 2026. Foto: Rodrigo Buendia