O Operário foi goleado na noite desta quarta-feira (8). O Athletic mostrou eficácia ofensiva e abriu 4x1 logo no primeiro tempo. O Fantasma errou na saída de jogo e não foi perdoado pelos mineiros. A partida foi válida pela 31ª rodada do Campeonato Brasileiro Série B. Com a segunda derrota consecutiva como mandante e terceira no torneio, o Operário se aproxima da parte de baixo da tabela, com 39 pontos.
Com o resultado, o Fantasma fica na 12ª colocação. A equipe mineira sobre uma posição chegando a 26 pontos, no 15º lugar.
A noite foi longa para o torcedor alvinegro. Logo aos 14 minutos, Miranda abriu o placar contra. Na saída de jogo, Jaime Giraldo não foi feliz e o Athletic ampliou a vantagem dos visitantes. Boschilia chegou a diminuir a desvantagem, mas nos minutos finais em contra-ataque os mineiros puniram o Fantasma com Ronaldo e Alessio.
Por outro lado, o segundo tempo foi equilibrado. Nenhuma grande chance foi anotada. O Operário terminou a partida com o triplo de finalizações, mas o placar explica o aproveitamento das chances criadas.
Primeiro tempo
O Fantasma começou bem a partida. Com cinco minutos de partida, Juan Zuluaga cruzou para Mingotti que finalizou para fora. Aos oito minutos, Boschilia cruzou e Kleiton subiu sozinho, mas errou o cabeceio. Aos 12 minutos, Boschilia tentou surpreender Adriel com a batida direta do escanteio pela direita, entretanto o goleiro estava atento.
Em contra-ataque, Welinton escapou pela direita e cruzou. O gramado molhado enganou Miranda que abriu o placar contra, aos 14 minutos. No reinício de jogo, Jaime Giraldo errou o lançamento e novamente Welinton cruzou para o meio da área. Ronaldo Tavares livre bateu rasteiro para ampliar a vantagem.
O Fantasma se lançou ao ataque e mostrou reação na cobrança de falta de Diogo Mateus, aos 20 minutos. Kleiton subiu na primeira trave e acertou o travessão adversário. Aos 26 minutos, Boschilia bateu mal escanteio pela esquerda, entretanto, a bola sobrou para Gabriel Feliciano que cruzou para Mingotti, finalizar para fora.
A pressão continuou e Kleiton roubou a bola na entrada da área, Mingotti dominou passou para Vitor Pernambuco que ajeitou para Boschilia. O camisa 10 bateu na gaveta e diminuiu o placar, aos 27 minutos. Aos 32 minutos, novamente pressionando no ataque, o Fantasma teve nova oportunidade com Vitor Pernambuco que bateu forte de perna esquerda, mas a finalização foi em cima de Adriel.
Dois minutos depois, Boschilia arriscou uma cobrança de falta direta da intermediária e obrigou grande defesa de Adriel. Aos 41 minutos, Diogo Mateus cruzou para Mingotti que livre na segunda trave bateu para fora.
Aos 44 minutos, em novo contra-ataque pela direita a bola chegou em Ronaldo Tavares que cabeceou forte para ampliar a vantagem do Athletic. No minuto seguinte, Índio errou o passe no meio campo, e em mais um contra-ataque a equipe mineira bateu o martelo da partida. Alessio finalizou forte para decretar o 4x1 no placar.
Segundo tempo
Atrás do marcador o Fantasma se manteve no ataque. Aos 10 minutos, Feliciano cruzou para Mingotti que entrava na área sozinho, mas não conseguiu acertar o cabeceio e mandou a bola para fora.
Aos 20 minutos, o Athletic respondeu e teve a melhor chance do segundo tempo. Alessio avançou pela esquerda, deixou com Sandry que enfiou uma grande bola para Ronaldo Tavares. O centroavante teve a chance de marcar o terceiro gol na partida, mas dessa vez Elias fez um milagre e evitou o pior ao Fantasma.
Com as linhas altas do Operário, Miranda lançou para Rodrigo Rodrigues que ajeitou de peito para Jean Lucas bater travado, aos 21 minutos. No minuto seguinte, Boschilia bateu escanteio curto para Gabriel Feliciano que chegou cruzando e Juan Zuluaga na segunda trave encobriu todo mundo, mas Sidimar tirou a bola em cima da linha de bicicleta.
Aos 25 minutos, Gabriel Feliciano bateu forte e obrigou boa defesa de Adriel. O Athletic respondeu com Douglas Silva aos 37 minutos, o lateral avançou pela intermediária e arriscou, porém a finalização foi em cima de Elias.
O Operário tenta a recuperação na Série B no próximo domingo (12), às 16h, no Estádio Dr. Jorge Ismael de Biasi contra o Novorizontino. Já o Athletic recebe o Goiás, no sábado (11), às 16h, no Estádio Joaquim Portugal. Ambas as partidas serão válidas pela 32ª rodada do Campeonato Brasileiro Série B.
Ficha técnica
Operário: Elias; Diogo Mateus, Miranda, Jaime Giraldo (Pedro Vilhena) e Gabriel Feliciano; Índio, Juan Zuluaga e Boschilia (André Dantas); Vitor Pernambuco (Jean Lucas), Kleiton Pego (Daniel Amorim) e Mingotti (Rodrigo Rodrigues). Treinador: Alex de Souza
Athletic Club: Adriel; Douglas Silva, Marcelo Ajul, Sidimar e Gelado; Fabrício Isidoro (Fernando Martinez), Sandry e Daniel Braga (Alason Carioca); Welinton Torrão (Kauan Lindes), Alessio (Wesley Gasolina) e Ronaldo Tavares (Neto Costa). Treinador: Rui Duarte. Foto: Victória Sellares/OFEC