Fechar
Sexta-feira, 05 de setembro de 2025
Sexta-feira, 05 de setembro de 2025
Brasil 05/09/2025

CPMI do INSS ouve diretora da CGU sobre resistência a recomendações de auditoria

A diretora confirmou o caráter técnico do trabalho da CGU e negou qualquer direcionamento

Ouça a notícia Tempo de leitura aprox. --
 CPMI do INSS ouve diretora da CGU sobre resistência a recomendações de auditoria

A CPMI do INSS ouviu, nesta quinta-feira (4), a diretora de Auditoria de Previdência da Controladoria-Geral da União (CGU), Eliane Viegas Mota, que falou à comissão em dois períodos.

Pela manhã, ela informou que o ex-presidente do INSS, Alessandro Stefanutto, resistiu em seguir recomendações da CGU para suspender descontos associativos automáticos nas aposentadorias. 

No período da tarde, ela disse que as auditorias do órgão alcançam todas as entidades associadas ao INSS, sem beneficiar uma outra conforme interesse político.

O senador Izalci Lucas (PL-DF) quis saber se a dispensa da biometria para autorização de descontos poderia ter beneficiado o Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos da Força Sindical (Sindnapi).

O irmão do presidente Lula, conhecido como Frei Chico, é um dos vice-presidentes do Sindnapi.

Em resposta, Eliane Viegas negou que a dispensa tenha beneficiado uma entidade específica, já que se trata de uma regra geral para todas as entidades.

O senador ainda questionou se algumas auditorias poderiam ter protegido entidades ligadas à esquerda, como Sindnapi e Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag).

A diretora confirmou o caráter técnico do trabalho da CGU e negou qualquer direcionamento. Ela também disse que as recomendações do órgão atingiram todas as entidades avaliadas, incluindo o Sindnapi.