Fechar
Sexta-feira, 05 de setembro de 2025
Sexta-feira, 05 de setembro de 2025
Política 04/09/2025

AMCG discute segurança, gestão fiscal e impactos da tarifa dos EUA

A presidente da AMCG e prefeita de Imbaú, Dayane Sovinski, destacou a importância do diálogo direto com o Estado e a união regional

Ouça a notícia Tempo de leitura aprox. --
AMCG discute segurança, gestão fiscal e impactos da tarifa dos EUA

A Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG) realizou nesta quinta-feira (4), em Ivaí, mais uma Reunião Ordinária, reunindo prefeitos, deputados e lideranças regionais para tratar de pautas estratégicas para a região. 

Entre os temas centrais estiveram a segurança pública, a gestão fiscal e novas ferramentas de apoio à administração municipal.

Também entrou em debate a preocupação com os impactos da tarifa de 50% imposta pelos Estados Unidos ao Brasil e suas consequências para os municípios dos Campos Gerais.

A presidente da AMCG e prefeita de Imbaú, Dayane Sovinski, destacou a importância do diálogo direto com o Estado e a união regional.

“A cada encontro da AMCG reforçamos nossa capacidade de mobilização. Hoje, em Ivaí, discutimos temas urgentes para as prefeituras, como segurança pública, gestão fiscal e meio ambiente. Também tratamos dos impactos da tarifa de 50% imposta pelos EUA ao Brasil, que preocupa muitos municípios. A presença dos secretários demonstra o reconhecimento da força regional dos Campos Gerais e fortalece o papel do associativismo na busca por soluções conjuntas”, ressaltou.

Avanços na segurança e na gestão pública

O encontro contou com a presença do secretário de Estado da Segurança Pública, coronel Hudson Leôncio Teixeira, que apresentou dados sobre os avanços no combate à criminalidade e destacou os investimentos realizados pelo Governo do Paraná para reforçar o efetivo policial e modernizar equipamentos em todo o Estado.

Já o secretário da Fazenda, Norberto Ortigara, trouxe esclarecimentos sobre a Reforma Tributária e reafirmou o compromisso da pasta em oferecer suporte aos municípios, visando ampliar a eficiência orçamentária das prefeituras.

Licitações, meio ambiente e ‘tarifaço’

A reunião também contou com a participação do especialista em licitações e contratos, Dr. Flavio Cordeiro, que apresentou novas tecnologias e soluções para tornar os processos mais ágeis e transparentes.

O Instituto Água e Terra (IAT) foi representado pelo novo gerente da regional, Matheus Lopes Demito, que anunciou o primeiro treinamento regional para municípios, cuja data será divulgada em breve, além de novas propostas de convênios que podem acelerar processos ambientais.

O prefeito de Jaguariaíva e presidente do CimSamu, Juca Sloboda, convocou os prefeitos para a Assembleia do Consórcio, marcada para 11 de setembro.

Ele também relatou os reflexos da tarifa de 50% imposta pelos EUA ao Brasil, citando o caso de Jaguariaíva, onde a empresa BrasPine demitiu 400 funcionários.

“Teremos uma mobilização em Brasília na próxima semana, junto com os demais municípios afetados pelo tarifaço, para mostrarmos ao Governo Federal tudo o que estamos sentindo, como queda de arrecadação, desemprego e redução da atividade econômica no comércio”, afirmou.
 

(com assessorias)