Mais de 95% dos consumidores brasileiros levam em consideração fatores como transparência e autenticidade da empresa na hora de decidir onde comprar, segundo pesquisa do Reclame Aqui (2025). De olho nessa transformação no comportamento de compra, o varejo nacional vem adotando novas estratégias de comunicação, aproximando-se dos clientes por meio da humanização da marca.
A Lojas MM, varejista do setor de eletromóveis, se tornou um exemplo dessa tendência ao colocar proprietários, diretores e colaboradores de diferentes áreas em suas ações publicitárias. O objetivo é mostrar narrativas reais e se aproximar ainda mais dos clientes, através dos rostos e vozes daqueles que fazem parte do dia a dia da empresa.
O CEO da Lojas MM, Márcio Pauliki, tem se tornado presença constante em campanhas publicitárias, tanto em ações promocionais quanto institucionais. Mas essa estratégia vai além dos executivos, uma vez que os gerentes também participam de programas em rádios e em TVs locais, convidando os clientes para conhecer a loja e fortalecendo a credibilidade da marca na região.
“Pessoas não se relacionam com produtos, se relacionam com pessoas. Quando a marca coloca seus próprios diretores e colaboradores como os porta-vozes, transmite mais credibilidade, reforça a confiança e desperta no cliente um verdadeiro sentimento de pertencimento”, afirma o CEO.
Na internet
Nas redes sociais, a iniciativa de colocar a equipe no centro da comunicação vem se consolidando como diferencial na aproximação com o consumidor. Segundo o relatório de desempenho da Lojas MM, que avaliou as principais ações com os colaboradores como protagonistas em Reels, os conteúdos geraram mais de 37 mil novos seguidores, ultrapassaram 5,7 milhões de visualizações e mantiveram uma taxa média de engajamento próxima de 2% em poucos meses.
“Esses resultados comprovam como a autenticidade e a conexão humana são fundamentais para fortalecer a confiança e construir marcas sólidas”, ressalta o gerente de marketing digital, Bruno França.
O levantamento ainda revela que, no caso do CEO, mesclar narrativas humanas e emocionais gerou maior conexão e engajamento proporcional, enquanto as mensagens institucionais foram responsáveis por atrair novos seguidores em massa e expandir a base da marca.
“A MM é uma empresa com mais de 45 anos, mas que segue de olho no futuro. Por isso, também temos apostado nos colaboradores mais jovens e na terceira geração da nossa família como embaixadores da empresa no digital, pois essa é a forma de conquistar um novo público e manter a marca sempre atualizada”, conclui Pauliki. (Com assessoria)