Fechar
Terça-feira, 20 de maio de 2025
Terça-feira, 20 de maio de 2025
Destaques 19/05/2025

UEPG institui grupo de estudo para implantação de cursos presenciais em Telêmaco Borba

A prefeita Rita Araújo recebeu um documento onde se institui uma portaria da UEPG para criação de um Grupo de Estudos com a finalidade de avaliar a implantação de novos cursos presenciais de graduação e pós-graduação

Ouça a notícia Tempo de leitura aprox. --
UEPG institui grupo de estudo para implantação de cursos presenciais em Telêmaco Borba

A reunião realizada entre a Prefeitura Municipal de Telêmaco Borba, a Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI), a reitoria da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e o deputado estadual Hussein Bakri, no dia 08 de maio, no auditório Carmem Iolanda Dalécio, na Secretaria Municipal de Educação, começa a dar “frutos”.

A prefeita Rita Araújo recebeu na sexta-feira (16) um documento onde se institui uma portaria da UEPG para criação de um Grupo de Estudos com a finalidade de avaliar a implantação de novos cursos presenciais de graduação e pós-graduação no campus da UEPG, em Telêmaco Borba.

O documento assinado pelo reitor da Universidade Estadual de Ponta Grossa, Miguel Sanches Neto, explica que o Grupo de Estudo será coordenado pelo professor Michel Jorge Samaha, diretor de Ensino Superior da Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, e será composto pelos seguintes membros: Miguel Archanjo de Freitas Júnior (pró-reitor de Graduação); Renê Francisco Hellman (pró-reitor de Pesquisa de Pós-Graduação) e Paulo Vitor Farago (assessor da Procuradoria Jurídica).

Análises técnicas

Cabe ao Grupo de Estudos realizar análises técnicas e elaborar propostas que subsidiem da avaliação da viabilidade acadêmica, estrutural, orçamentária e estratégica para implantação de novos cursos no Campus de Telêmaco Borba.

A prefeita agradeceu o deputado estadual, Hussein Bakri, e o presidente da Assembleia Legislativa, Alexandre Curi, que viabilizaram o encontro e a solicitação dos cursos presenciais de graduação e pós-graduação no campus local. “São deputados muito presentes em nossa cidade, que sempre tem nos ajudado. E desta vez não foi diferente. Em poucos dias mobilizaram a reunião com a Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e a UEPG, e já estamos vendo resultados”, comentou.

Congratulações

Rita seguiu com as congratulações: “O campus da UEPG é muito importante para nós, é uma instituição que é tradicional para nós, que há anos nos permite ter cursos presenciais, e não podemos perder isso, por isso agradeço ao secretário da Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior , Aldo Nelson Bona, e o reitor da Universidade Estadual de Ponta Grossa, Miguel Sanches Neto, que tem essa sensibilidade e carinho com o nosso município e criaram um grupo de estudos para termos já em 2026, novos cursos presenciais no campus, especialmente na área de licenciatura, que é um déficit que temos. Também quero mencionar o vice-reitor da Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ivo Mottin Demiate, que durante uma formatura mostrou o seu desejo que nosso campus continuasse a ter cursos presenciais”, declarou.

Rita também citou que o Grupo de Estudos pode trazer uma pós-graduação de mestrado na área de Educação. “Esse é um pedido que sempre ouvimos de professores da área municipal e estadual, que querem avançar em sua carreira, e um mestrado ajudaria muito”, destacou. (Com assessoria)