O presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, deputado Alexandre Curi (PSD), participou nesta terça-feira (29) da solenidade de abertura da segunda edição Encontro de Municípios Paranaenses (Emupar), realizado em Curitiba pela Associação dos Municípios do Paraná (AMP).
Ao discursar para prefeitos e lideranças municipais, Alexandre Curi reafirmou que a Assembleia do Paraná devolverá R$ 500 milhões aos cofres do Estado neste ano, e que 100% desse valor será destinado às cidades paranaenses, conforme compromisso assumido pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior. O deputado relatou que essa parceria já resultou em ações como o Asfalto Novo, o Vida Nova e o programa de construção de 300 creches.
Na ocasião, Curi ainda destacou aos participantes que o Paraná tem recursos suficientes para apoiar o desenvolvimento dos municípios e pediu que os prefeitos apresentem bons projetos ao Governo do Estado. “Para a cidade que apresentar um bom projeto, não faltará recursos para executá-lo”, sublinhou.
O presidente da Assembleia também afirmou que os atuais gestores municipais encontram o Estado no melhor momento político e econômico, e que as prefeituras devem aproveitar os recursos disponíveis em diversas secretarias. “O Paraná vive um momento extraordinário. Há um bom relacionamento entre os Poderes e o governo, que, com o apoio da Assembleia Legislativa, promove a maior parceria da história com os nossos municípios”, observou Curi.
Parlamentares
O evento também contou com a participação de parlamentares, que acompanharam a solenidade de abertura e participaram de palestras e painéis previstas na programação. O deputado Luiz Claudio Romanelli (PSD) falou na ocasião da Frente Parlamentar Municipalista da Casa, da qual é o coordenador. “Aproveitei a ocasião para apresentar o trabalho que temos desenvolvido na Frente, com destaque para as reuniões e audiências públicas realizadas ao longo do período. Ressaltei ainda dois pontos fundamentais para o fortalecimento dos nossos municípios: a criação de consórcios multifinalitários e o desenvolvimento de uma política habitacional voltada especialmente para os pequenos municípios, utilizando os recursos disponíveis no Fundo de Habitação”, apontou Romanelli.
“É um grande evento, que reúne prefeitas e prefeitas, além de lideranças municipais. É importante a Assembleia ouvir as demandas, porque afinal de contas a vida acontece nos nossos municípios, é onde se desenvolvem as políticas públicas de saúde, educação, meio ambiente, urbanização e de atenção à pessoa idosa. Nada mais justo do que nós, deputadas e deputados, estarmos presentes ao lado dos prefeitos que cuidam dos paranaenses”, destacou a deputada Márcia Huçulak (PSD).
No mesmo sentindo, o deputado Marcelo Rangel (PSD) considera a participação da Assembleia Legislativa na 2ª edição da Emupar com fundamental. “Em primeiro lugar, o evento aproxima cada parlamentar dos municípios. A Assembleia trabalha de maneira municipalista. A coisa que nós deputados mais gostamos de fazer é trabalhar diretamente com os representantes de cada muncípios. E um evento como esse é importante para que a gente possa apresentar o que nós estamos fazendo e conhecer boas ideias para levarmos para a Assembleia”, explicou.
Novo presidente
O presidente da Assembleia também enalteceu a troca de comando da Associação dos Municípios do Paraná, com a posse do prefeito de Assis Chateaubriand, Marcel Micheletto, que assumiu a presidência da instituição em substituição a Edimar Santos, ex-prefeito de Santa Cecília do Pavão. “Com sua experiência, o perfil municipalista e seu trânsito dentro do Poder Público, o Marcel fará uma grande gestão, dando continuidade ao bom trabalho realizado pelo Edimar Santos”, pontuou Curi.
No total, 79 integrantes tomaram posse na nova diretoria da AMP para o biênio 2025/2027.
Emupar
Maior encontro de municípios do Sul do Brasil, o Emupar é uma promoção da AMP com o apoio de diversas entidades. Na sua primeira edição, no ano passado, o evento reuniu 2,5 mil gestores públicos de 16 Estados e a expectativa é de um novo recorde de público nessa edição, com a participação de cerca de 3 mil pessoas ao longo dos próximos dois dias.
Na programação do 2º Emupar, estão previstas palestras com membros do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PR) e com deputados que formam a Frente Parlamentar Municipalista. Diversos secretários estaduais e chefes de outros órgãos públicos, assim como especialistas em temas como Reforma Tributária, licitação e contratos também farão apresentação aos prefeitos.
O encontro continua nesta quarta-feira (30). (Com assessoria. Foto: Rogério Machado/Alep)