Nesta segunda-feira (7), a Câmara Municipal de Ponta Grossa (CMPG) recebeu, na tribuna livre, o vice-presidente da subseção de Ponta Grossa, do Sindicato dos Jornalistas do Paraná (Sindijor/PR), o jornalista Jeferson de Souza. A entidade utilizou o espaço para debater a importância da atividade jornalística para a democracia e o enfrentamento à desinformação, em comemoração ao ‘Dia do Jornalista’, celebrado neste dia 7.
Representante do Sindijor/PR, o jornalista Jeferson de Souza destacou a importância da tribuna livre para o debate com a comunidade. “É importante que tenhamos espaço em ambientes democráticos, e a Câmara Municipal é o espaço preferencial em nossa cidade, é onde acontecem os debates mais importantes. Então um espaço desse possui um significado muito grande, diante de pessoas eleitas pelo povo, temos a oportunidade de tocar em assuntos de fato relevantes, defender a nossa profissão, diante de pessoas que têm representatividade”, disse o representante do Sindijor/PR.
O jornalista ainda reforçou de que formas o Legislativo Municipal pode auxiliar na defesa da profissão jornalística. “O Legislativo Municipal pode auxiliar na defesa da profissão, contratando jornalistas diplomados, que possuem ética profissional e que podem desempenhar um trabalho com mais qualidade por terem frequentado um Curso que deu todas as condições para que estes profissionais desempenhem suas funções no mercado de trabalho”, destacou.
40 anos do curso de Jornalismo da UEPG
Durante o uso da tribuna livre, a presidente do Centro Acadêmico João do Rio (CAJOR), Amanda Los Lara, do 2° ano do curso de Jornalismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), destacou a importância da profissão para a democracia e as contribuições do curso na cobertura jornalística em Ponta Grossa, com destaque na atuação dos debates sobre a PEC do Diploma, o transporte público gratuito e, recentemente, sobre o direito do acesso à água.
Fundado em abril de 1985, o curso de Jornalismo da UEPG completa 40 anos em 2025.
(Com assessoria)