A Itaipu Binacional anuncia segunda-feira (31), em Ponta Grossa, investimentos para a reforma da Maternidade da Santa Casa e a construção de uma casamata para abrigar um acelerador linear de Oncologia. O equipamento será instalado no Hospital do Câncer da Santa Casa, em terreno do antigo Hospital Evangélico. O investimento da Itaipu nos projetos será de R$ 15,2 milhões. Outros R$ 12 milhões serão investidos via deputado federal Aliel Machado (PV), através de uma articulação com o Ministério da Saúde.
As melhorias são uma antiga reivindicação da cidade e região. A Santa Casa de Ponta Grossa é referência para o atendimento de maternidade de alto risco das 3°, 4° e 21° regionais de Saúde do Paraná, com 28 municípios cobertos. São 150 partos ao mês, além de contar com UTI e UCI neonatal.
O hospital também é habilitado como Unidade de Alta Complexidade em Oncologia pelo Ministério da Saúde, atendendo em média 1.700 pacientes oncológicos ao mês pelo SUS, com as especialidades em quimioterapia, hormonoterapia e tratamento cirúrgico.
Está prevista a participação do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, no evento, juntamente com Aliel Machado. Também estarão presentes o diretor-geral brasileiro da Itaipu, Enio Verri, o provedor da Santa Casa, Juarez Antonio Carvalhori, e demais autoridades convidadas.
Sobre a Itaipu Binacional
Com 20 unidades geradoras e 14 mil megawatts de potência instalada, a Itaipu Binacional é líder mundial na geração de energia limpa e renovável. Desde o início de suas operações, em 1984, já produziu mais de 3 bilhões de megawatts-hora.
A Itaipu tem como missão empresarial gerar energia elétrica de qualidade com responsabilidade social e ambiental, contribuindo para o desenvolvimento sustentável no Brasil e no Paraguai. Mais do que uma usina, Itaipu é um agente de transformação, com ações que integram sustentabilidade, inovação e compromisso com as pessoas. (Com assessoria)