O deputado federal Aliel Machado (PV) participou de reunião no escritório regional com vereadores nesta segunda-feira (17), em Ponta Grossa, para debater a questão das interrupções no abastecimento de água. A situação afeta diferentes bairros da cidade desde o último fim de semana. Participaram da conversa os vereadores Geraldo Stocco, Professor Careca e Fábio Silva; além do secretário municipal Ede Pimentel.
Conforme Aliel, será enviada uma solicitação à Prefeitura Municipal e ao Ministério Público para que a Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) seja multada. O pedido ocorrerá a partir de um levantamento dos prejuízos ocasionados pela falta de água no município. Também será encaminhado um documento para a Sanepar e para o Governo do Estado, solicitando explicações detalhadas sobre as circunstâncias que levaram o município ao atual cenário.
“Reunimos esse grupo hoje para discutir o descaso do atendimento da empresa em Ponta Grossa. Milhares de famílias ficaram sem água. É uma situação recorrente e inadmissível. Tomaremos essas ações em conjunto, para que esse tipo de situação não volte a se repetir. Com as altas temperaturas que temos registrado na cidade, essa falta d’água se torna ainda mais grave e inaceitável”, explicou o deputado.
Justificativas da Companhia
O deputado federal argumentou sobre o vídeo divulgado à imprensa, onde Simone Alvarenga de Campos, gerente-geral da Sanepar nos Campos Gerais, detalha os motivos que teriam ocasionado a falta de água. "Foi dito que houve racionamento de água para cerca de 10% da cidade, de 7% a 10%. Isso me deixou muito preocupado, pois o mês de janeiro e início de fevereiro foram extremamente chuvosos. Então essa desculpa, ou informação, colocada é extremamente preocupante. Imagine se nós passarmos por uma estiagem de muitos dias?", questionou.
Impacto e alternativas
Aliel ainda mencionou os prejuízos que as interrupções causaram nas atividades diárias da população e cobrou soluções imediatas. "É uma situação que atinge, em um nível muito preocupante, as famílias mais humildes e também os pequenos comércios. Aquele salão de beleza, por exemplo, que precisa da água e que não foi avisado com antecedência mínima. Também vamos pedir que a Sanepar tome outras providências como, por exemplo, a distribuição de caixas d'água gratuitas para um número maior de pessoas, principalmente para aquelas que mais precisam. Vamos acompanhar e cobrar", concluiu.
Posicionamentos
O vereador Fábio Silva já havia utilizado as redes sociais anteriormente para tratar do mesmo tema. “Água é direito, não favor! Mais uma vez, a população de Ponta Grossa sofre com a falta de água e a Sanepar não dá uma resposta satisfatória. Não podemos aceitar esse descaso com as famílias que pagam suas contas em dia e ficam sem o serviço. Estou cobrando não apenas a solução imediata, mas também medidas para evitar que isso aconteça de novo. Sanepar, nossa cidade merece mais respeito e compromisso”, afirmou. (Com assessoria)