A primeira pesquisa divulgada sobre a corrida eleitoral pela Prefeitura de Ponta Grossa neste segundo turno, realizada pelo Instituto Multicultural, mostra a atual prefeita e candidata à reeleição, Elizabeth Schmidt (União), na dianteira com 54,6%, contra 45,4% da deputada estadual Mabel Canto (PSDB), considerando apenas os votos válidos (sem contar brancos e nulos e abstenções), que é como a Justiça Eleitoral considera para a totalização dos votos.
Ao considerar os votos brancos e nulos, Elizabeth tem 44% e Mabel 36,5%, com brancos e nulos somando 8,5% e aqueles que disseram não saber totalizam 11%. Tais números são do cenário estimulado, quando o entrevistado recebe a lista com os nomes das candidatas.
Já no cenário espontâneo, quando os nomes das candidatas não são apresentados previamente ao entrevistado, Elizabeth Schmidt tem 41% e Mabel Canto 35,5%. Os brancos e nulos somam 9,5% e disseram não saber 13,5%.
A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número PR-02394/2024. Foram realizadas entrevistas pessoais e questionário entre os dias 9 e 11 de outubro com 1.063 eleitores. A margem de erro da pesquisa é de 3% e o grau de confiança é de 95%.
A prefeita Elizabeth Schmidt se manifestou neste domingo (13), através da sua assessoria de imprensa, sobre o resultado da pesquisa do Instituto Multicultural: “Estou muito feliz com esse resultado e só tenho a agradecer a população de Ponta Grossa que acredita no nosso trabalho. Queremos mais quatro anos de investimentos na saúde, educação, segurança, esportes, infraestrutura e muitos projetos para atender a população”, declarou.
A candidata Mabel Canto não havia se manifestado até o monento da publicação desta matéria.
Fotos: Arquivo Agora1