Fechar
Segunda, 25 de novembro de 2024
Segunda, 25 de novembro de 2024
Eleições 12/08/2024

Pesquisa do Instituto Opinião mostra Rita na liderança em Telêmaco Borba

Atual vice-prefeita Rita (PSD) lidera pesquisa com 32,4% das intenções de voto, seguida por Fubá (MDB) com 28,1% e do empresário Thiago Chamorra (PL) com 25%. Levantamento está registrado na Justiça Eleitoral

Ouça a notícia Tempo de leitura aprox. --
Pesquisa do Instituto Opinião mostra Rita na liderança em Telêmaco Borba

Pesquisa realizada pelo Instituto Opinião aponta o atual cenário para as eleições da Prefeitura de Telêmaco Borba. Devidamente registrada sob o número PR-08504/2024 na Justiça Eleitoral, a pesquisa traz a atual vice-prefeita e pré-candidata Rita Mara de Paula Araújo (PSD) à frente dos demais pré-candidatos que têm intenção de disputar o cargo de prefeito.

Se as eleições fossem realizadas hoje, Rita teria 32,4% das intenções de voto, seguida por Fubá (MDB) com 28,1%, o empresário Thiago Chamorra (PL) com 25% e o candidato Professor José Reinaldo (PT), em quarto lugar com 3,3%, sendo que 2,9% das pessoas declararam voto nulo ou branco, 6,9% indecisos e 1,4% não opiniou. Acesse AQUI a pesquisa na íntegra.

Rejeição

Quanto aos nomes dos pré-candidatos com maior índice de rejeição, onde os entrevistados responderam em quem jamais votariam, a pesquisa mostra o pré-candidato Professor José Reginaldo com 27,1%, seguido por Thiago Chamorra com 26,4%. Rita e Fubá aparecem com 17,9% e 15%, respectivamente. Responderam que não rejeitam ninguém 19,3% e não sabe 10,2%. O resultado ultrapassa os 100% porque os entrevistados podiam citar mais de um nome.

Avaliação da gestão municipal

A Pesquisa do Instituto Opinião também perguntou às pessoas entrevistadas como elas consideram o trabalho da atual gestão da Prefeitura de Telêmaco Borba. De acordo com os dados, 73,6% dos entrevistados aprovam a atual administração da cidade e 21,7% não aprovam, tendo ainda 4,8% que não sabem.

O bom desempenho da pré-candidata Rita Mara de Paula Araújo demonstra forte correlação com a avaliação da gestão municipal. “A avaliação de uma gestão interfere profundamente na imagem daqueles que a representam. O candidato ou candidata à sucessão de um governo colhe bons frutos quando uma administração é bem avaliada, mas também amarga grandes prejuízos quando não é. O resultado mostrou coerência entre o que as pessoas pensam do 'hoje' e aquilo que desejam para o 'amanhã'”, disse o gestor, consultor, palestrante, jornalista e CEO da Agência Foco Ideias, Filipe Oliveira.

Cenário é desafiador

Um ambiente de elevada aprovação e prestígio do gestor torna a missão de opositores ainda mais desafiadora. Segundo o jornalista e ex-colunista da Gazeta do Povo, Roger Pereira, não é nada fácil apostar no desconhecido.

“É necessária muita capacidade para estruturar um projeto que convença o eleitor. As pessoas estão mais conectadas com o mundo, mais críticas, e dificilmente se deixam levar por vendedores de sonhos. Aqueles que têm bons e reconhecidos serviços prestados estarão sempre à frente na confiança do eleitor”, argumentou.

Dados

O Instituto Opinião entrevistou 600 pessoas com 16 anos ou mais, presencialmente, em Telêmaco Borba, nos dias 3 e 4 de agosto de 2024. A margem de erro é de 4 pontos percentuais, para mais ou para menos, e com nível de confiança de 95%. O levantamento foi registrado na Justiça Eleitoral sob o número PR-08504/2024. O estatístico responsável é Claudio Rui dos Santos Silva, que tem registro no Conselho Regional de Estatística, sob o número 10752.