A Prefeitura de Ponta Grossa lançou, na noite desta terça-feira (25), o “Programa Ponta Grossa Cidade Inteligente” e a nova fase do “Programa Governo Sem Papel”. Ambos foram desenvolvidos pela Prefeitura, através da Secretaria de Fazenda e da Agência de Inovação e Desenvolvimento, em parceria com o Sebrae/PR.
Durante o evento, a prefeita Elizabeth Schmidt ressaltou a importância das iniciativas para o desenvolvimento do município. “Estamos comprometidos em transformar Ponta Grossa em um exemplo de inovação e sustentabilidade. Estes programas reforçam nosso compromisso com a modernização da administração pública, facilitando a vida dos cidadãos e promovendo uma gestão mais eficiente e transparente”, afirmou.
Através do Programa Cidade Inteligente, secretários e diretores poderão desenvolver novos projetos que promovam a inclusão e o acesso da população a serviços digitais, como o “Endereço Digital”. Essa ferramenta utilizará coordenadas geográficas, latitude e longitude, para a determinação precisa de localizações de imóveis, em parceria com o Google.
Tônia Mansani, presidente da Agência de Inovação e Desenvolvimento, destacou a relevância do Programa Cidade Inteligente. “Integrar Ponta Grossa ao ranking das 21 comunidades mais inteligentes do mundo é um grande feito. O ‘Cidade Inteligente’ chega para potencializar os programas de inovação existentes, sendo um pilar fundamental para o desenvolvimento contínuo de nossa cidade”, disse Tônia.
Governo Sem Papel
O Programa Governo Sem Papel é uma iniciativa que visa agilizar, simplificar e tornar mais seguros os processos administrativos municipais. Através dele, a população pode realizar mais de 400 tipos de solicitações online, eliminando a necessidade de deslocamento presencial até a Praça de Atendimento da Prefeitura.
O secretário municipal da Fazenda, Cláudio Grokoviski, destacou a importância da sustentabilidade no projeto. “Essa é uma medida extremamente eficaz para o cidadão, para o poder público e de extrema importância para o nosso meio ambiente. A burocracia encontra a sustentabilidade através do Governo Sem Papel”, afirmou.
Na segunda fase do programa, novas funcionalidades serão disponibilizadas, incluindo a Autenticação GOV.BR, ranking de serviços, e uma área logada com as solicitações dos cidadãos. Desde a implantação, o programa já proporcionou uma significativa redução de custos e benefícios ambientais, economizando mais de 464,7 mil folhas de papel. (Com assessoria)