As movimentações partidárias continuam em Ponta Grossa com vistas às Eleições Municipais 2024. Nesta quarta-feira (13), a prefeita Elizabeth Schmidt esteve em Brasília reunida com o presidente nacional do Partido Liberal (PL), Valdemar da Costa Neto, tratando de uma provável filiação à legenda, que tem como principal figura o ex-presidente Jair Bolsonaro. O encontro contou ainda com a participação do deputado federal Filipe Barros (PL) e do deputado estadual Tiago Amaral (PSD), ambos de Londrina.
Atualmente no PSD, Elizabeth busca uma nova agremiação para viabilizar sua candidatura à reeleição, depois que o ex-prefeito e secretário estadual de Inovação, Marcelo Rangel, anunciou sua pré-candidatura pelo PSD do governador Carlos Massa Ratinho Junior.
O PL em Ponta Grossa está sob o comando do vereador Izaías Salustiano, que é ligado ao deputado federal Aliel Machado, pré-candidato a prefeito pelo PV e que integra a federação nacional junto com o PT e o PCdoB, e que tem no presidente Lula a principal liderança. Aliel conseguiu emplacar o PL via deputado federal Fernando Giacobo, presidente estadual da legenda.
Entretanto, há um entendimento do partido em nível nacional de que o PL não deve compor com candidatos ligados ao PT, principal adversário da sigla. Desta forma, Elizabeth obteve o aval de Costa Neto para ingressar no PL, e a filiação deve ser confirmada em um futuro encontro com Bolsonaro, a quem a prefeita apoiou nas duas eleições para presidente.
Além do PL, a prefeita conversa com o União Brasil, de Fernando Francischini, com o PP de Ricardo Barros e com o MDB do vereador Julio Kuller para viabilizar uma candidatura. Caso confirme essas siglas, Elizabeth garante um amplo tempo na propaganda eleitoral no rádio e na TV.
Fotos: Divulgação