Fechar
Domingo, 25 de fevereiro de 2024
Domingo, 25 de fevereiro de 2024
Destaques 07/12/2023

Prefeita assina protocolo de intenções para transferência do novo Hospital Amadeu Puppi

Nova estrutura do antigo Pronto Socorro Municipal ficará sob a administração do Governo do Estado, através da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)

Ouça a notícia Tempo de leitura aprox. --
Prefeita assina protocolo de intenções para transferência do novo Hospital Amadeu Puppi

A prefeita Elizabeth Schmidt, o secretário de estado de Saúde, Beto Preto, e o reitor da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Miguel Sanches Neto, assinaram, na quarta-feira (6), o protocolo de intenções destinado à transferência da estrutura do Hospital Amadeu Puppi para o Governo do Paraná.  

“Esse é um grande passo para o fortalecimento da saúde em Ponta Grossa. Hoje, a partir dos esforços da nossa gestão, o Amadeu Puppi já abriga a estrutura do Ambulatório de Especialidades, espaço que realiza os atendimentos da comunidade sob administração da UEPG. Para isso, foram necessários mais de R$ 1,6 milhão em recursos aplicados na primeira etapa da reforma, além de investimentos nos projetos das próximas etapas. Inclusive, esses projetos foram entregues ao secretário Beto Preto na data de hoje já com a aprovação do Urbanismo, Corpo de Bombeiros e Vigilância Sanitária”, destaca a prefeita Elizabeth Schmidt. 

A chefe do Executivo Municipal também elenca os próximos passos da gestão em relação ao prédio. 

“A partir de agora, nossos esforços se concentram no projeto de transferência do prédio para o Governo do Paraná/UEPG, que deve ser encaminhado para apreciação da Câmara Municipal em breve, e nos trâmites para a realização das demais etapas de adequações e de ampliação do prédio, um investimento estimado de cerca de R$ 20 milhões que irá permitir a criação do Hospital-Dia Amadeu Puppi e que, sem dúvidas, levará a rede de saúde de Ponta Grossa para outro patamar”, completa. 

Segundo a presidente da Fundação Municipal de Saúde, Juliane Dorosxi, “as próximas etapas de revitalização do prédio incluem a reforma do pavimento térreo da ala dos fundos do Ambulatório para abrigar uma Clínica de Reabilitação e mais 20 consultórios, a criação de um centro Cirúrgico no pavimento superior da ala frontal e a reforma do pavimento superior da ala lateral direita, espaço que, futuramente, irá abrigar as instalações administrativas e acadêmicas”.

De acordo com o secretário de estado de Saúde, Beto Preto, a parceria entre Município e Estado tem sido muito importante para a saúde da população.

“Nós já, ao longo desse período, com o governador Ratinho Jr, fizemos história quando criamos, em Ponta Grossa, um grande hospital infantil com a doação do imóvel por parte da Prefeitura para a Universidade, dando condições para que a Universidade pudesse ampliar o seu serviço. 

Agora damos mais um passo, um passo importante na saúde de Ponta Grossa, juntando esforços da Prefeitura, UEPG, Hospital Universitário, Secretaria de Estado de Saúde, e nós vamos trazer também o Ministério da Saúde para ser nosso grande parceiro neste projeto […]  E quero frisar aqui essa parceria de resultados que estamos tendo com Ponta Grossa ao longo desse período e cumprimentar a prefeita. O que ela se compromete a fazer, ela realmente faz”, ressalta.

Para o reitor Miguel Sanches Neto, os esforços conjuntos têm trazido resultados muito positivos e exemplifica a importância das ações neste sentido, mencionando os avanços registrados pelo Hospital Materno Infantil (Humai).

“É importante dizer que a transferência do antigo Hospital da Criança, agora Humai, fazia 40 cirurgias pediátricas por ano. Hoje, nós fazemos 40 cirurgias pediátricas por mês. Então isso demonstra que essa junção de esforços beneficia quem? A comunidade. 

É esse o nosso intuito, atender e dar assistência à nossa comunidade e dar uma formação de qualidade para os nossos alunos e nossas alunas”. finaliza.

De acordo com o protocolo, o Município será responsável pela cessão dos projetos das reformas necessárias para possibilitar o uso integral do prédio, assim como a tomada de medidas jurídicas, legislativas e administrativas para efetivar a doação do imóvel para a Universidade Estadual de Ponta Grossa. Em contrapartida, a Secretaria de Estado da Saúde do Paraná se compromete com o custeio das despesas necessárias para a implantação e desenvolvimento conjunto das ações de saúde, de forma integral, no Ambulatório Universitário Amadeu Puppi. (Com assessoria)