Fechar
Sexta, 26 de abril de 2024
Sexta, 26 de abril de 2024
Política 23/05/2023

Asfalto e atração de empresas são o mote da administração de Lula Thomaz em Teixeira Soares

Prefeito de Teixeira Soares é o entrevistado de hoje (23) na série com prefeitos da AMCG e Amcespar

Ouça a notícia Tempo de leitura aprox. --
Asfalto e atração de empresas são o mote da administração de Lula Thomaz em Teixeira Soares

Ceres Regina de Aguiar Vieira, especial para os Blogs do Doc.com e do Johnny

Faltando 20 meses para o término do mandato dos prefeitos eleitos e reeleitos, muitos foram e ainda são os desafios daqueles que iniciaram a gestão em meio à pandemia da Covid-19 e que mudou o cenário mundial, afetando o dia a dia das pessoas, os rumos da economia, e claro, a administração dos municípios. Paralelo a isso, o Brasil viveu eleições para Governo do Estado e Presidência da República, assistiu a uma onda crescente de ataques a escolas e está na expectativa de novos rumos para a economia.

Os Blogs do Doc.com e do Johnny conversaram com os prefeitos que integram a Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG) e a Associação dos Municípios do Centro Sul do Paraná (Amcespar) para saber como cada um enfrentou essas situações, o que fez e quais as expectativas para esses meses que ainda têm pela frente. Dando sequência a série de reportagens, a entrevista de hoje (23) é com o prefeito de Teixeira Soares, Lula Thomaz.

BD/BJ - O Senhor já completou pouco mais de dois anos de mandato. Quais foram as maiores dificuldades e as maiores conquistas da administração até agora?

Lula Thomaz - A maior dificuldade foi na demora e no tempo, visto que durante o processo são várias etapas que devem ter para que as coisas aconteçam. Foram várias conquistas, mas acredito que as principais são o trecho de pavimentação asfáltica que liga o Município até a BR-277, o asfalto da Gruta, que totalizou 6 km e um investimento de aproximadamente R$ 10 milhões, além da vinda de uma empresa de Equipamentos Profissionais - EPI, a Kadesh.

BD/BJ - Qual foi o impacto da pandemia na arrecadação do município e no repasse dos recursos federais e estaduais e como a administração lidou com isso?

Lula Thomaz - O maior impacto foi no repasse de recursos que não eram específicos para a COVID-19, bem como a queda na arrecadação que com a perda do potencial de renda das pessoas acarretou diretamente na arrecadação do Município. Foram controlados os gastos e não foram feitos muitos investimentos.

BD/BJ - Os municípios foram impactados com a onda de ameaças de violência contra as escolas. Como a administração está trabalhando para garantir a segurança?

Lula Thomaz - Temos um Conselho de Segurança atuante no Município e o trabalho foi intensificado junto à Polícia Militar e Policia Civil, bem como estão sendo instaladas câmeras de segurança nas escolas.

BD/BJ - Das metas de campanha, quais o senhor conseguiu alcançar?

Lula Thomaz - As metas de campanha estão sendo atingidas conforme o decorrer do mandato.

BD/BJ - Qual o maior desafio dessa gestão ainda por vencer?

Lula Thomaz - Enfrentar esse momento difícil da economia no Brasil, a diminuição de arrecadação e a escassez de recursos.

BD/BJ - Nestes 20 meses que faltam para terminar o mandato, qual a sua expectativa e o que os munícipes podem esperar?

Lula Thomaz - A conclusão de um mandato sendo executado de uma forma honesta e leal aos munícipes.

BD/BJ - Como o senhor avalia a gestão do governador Ratinho Junior e do Presidente Lula?

Lula Thomaz - Para nós, a gestão do governador Ratinho Junior tem sido ótima, visto que ele manda muitos recursos, e os maiores investimentos partem do Estado. Já o Governo do Presidente Lula, como ainda está no começo do mandato, é mais difícil opinar, mas a expectativa é boa.

BD/BJ – Ano que vem é ano de eleição municipal, o senhor já tem definido se será candidato à reeleição ou já tem definido quem será o candidato do seu grupo?

Lula Thomaz - Estamos em discussão quanto ao sucessor.