Fechar
Sábado, 28 de setembro de 2024
Sábado, 28 de setembro de 2024
Política 12/04/2023

Câmara fará audiência pública para debater segurança nas escolas de Ponta Grossa

Tema foi tratado pelos parlamentares na sessão desta quarta-feira (12)

Ouça a notícia Tempo de leitura aprox. --
Câmara fará audiência pública para debater segurança nas escolas de Ponta Grossa

Uma audiência pública será realizada no plenário da Câmara Municipal para debater ações voltadas a aumentar a segurança dos alunos nas escolas e centros municipais de educação infantil em Ponta Grossa. Ainda não há uma data para o evento, mas deve acontecer nos próximos dias.

O tema foi abordado pelos parlamentares durante a sessão desta quarta-feira (12). Um grupo de mães esteve acompanhando a sessão e cobrou medidas para garantir a segurança das crianças enquanto permanecem nas escolas e CMEIs. Elas já estiveram na Casa na sessão de segunda-feira (10) - a foto acima é da sessão de segunda

Os constantes episódios ocorridos recentemente em nível nacional de invasão de escolas com agressão e até mesmo assassinatos de alunos, como aconteceu em Blumenau, tem preocupado a comunidade.

Devem participar da audiência representantes da Prefeitura, dos órgãos de segurança pública estaduais e cidadãos em geral, além dos vereadores.

Diante da crescente onda de ataques a escolas, a prefeita Elizabeth Schmidt (PSD) anunciou a implantação de um 'botão do pânico' nas escolas, assim como uma maior presença de guardas municipais nas cerca de 140 instituições de ensino do Município. Porém, o pedido de pais e vereadores é para a contratação de seguranças armados para ficar de forma permanente nas escolas.

O vereador Felipe Passos (PSDB) chegou a apresentar um projeto que obriga a Prefeitura a contratar seguranças armados. Entretanto, como essa prerrogativa deve partir do Executivo - os vereadores não tem a atribuição de criar despesas ao Orçamento Municipal -, a intenção do presidente da Câmara, Filipe Chociai (PSD), é chamar todas as autoridades ligadas ao setor para uma tomada de decisão.

O vereador Professor Careca (PSB) propôs a apresentação de um Projeto de Sugestão Legislativa, a ser assinado por todos os parlamentares, para solicitar que a Prefeitura faça a contratação dos seguranças.

O Líder do Governo na Casa, Julio Kuller (MDB), ressaltou as medidas já adotadas pela prefeita e adiantou que nos próximos dias outras ações serão anunciadas. Ele se prontificou em chamar as secretárias da Segurança Pública, Tânia Sviercoski, e da Educação, Simone Neves, para participarem dos debates.

 

Foto: Luiz Laceda\Câmara