Fechar
Sábado, 20 de abril de 2024
Sábado, 20 de abril de 2024
Política 21/03/2023

Secretaria da Inovação fomenta ambiente para soluções tecnológicas

A iniciativa é pioneira e reúne lideranças do setor público e privado

Ouça a notícia Tempo de leitura aprox. --
Secretaria da Inovação fomenta ambiente para soluções tecnológicas

Na manhã desta terça-feira (21) o secretário da Inovação, Modernização e Transformação Digital (SEIMT), Marcelo Rangel, juntamente com equipe do LIDE, reuniu representantes da Prefeitura de Londrina para apresentar soluções tecnológicas na área de Saúde, Educação, Recursos Humanos e Gestão. A iniciativa uniu setor público e privado, realizando sinergia entre os sistemas.

Ao todo, sete empresas paranaenses realizaram apresentações de soluções práticas que podem ser implementadas no município de Londrina.

“Foi muito importante participar deste evento, trouxemos a camada de negócios de Londrina e as principais secretarias da Prefeitura. Pudemos assistir e tirar dúvidas sobre soluções inovadoras, o que traz um oxigênio para nossa administração se pudermos aplicá-las, deixando tudo mais eficientes. Ficamos entusiasmado, queremos testar. Esse é o resultado de unir o público e o privado, melhora a eficiência e conseguimos dar um resultado melhor para a população. Parceria fantástica, minha gratidão ao secretário Marcelo ”, comenta o prefeito  do município de Londrina,  Marcelo Belinati.

Prefeito, secretários e lideranças da região do norte do Paraná estiveram presentes  na iniciativa.

“Estou entusiasmado com o resultado do encontro que aconteceu hoje, pois estamos falando do ineditismo, onde prefeito e secretários passam um dia tendo conhecimento e ferramentas de tecnologias de inovação do Estado do Paraná e sistemas que fazem sucesso no Brasil todo. Muitas vezes o prefeito e secretários não tem acesso a essas informações na prática, aqui eles tiveram apresentação das tecnologias e também a oportunidade de poder testá-las no município de grande porte, como Londrina que acaba se tornando um case para outros municípios do Brasil. Não só o nosso órgão do Governo do Estado, a Celepar, teve a  oportunidade de apresentar soluções pra problemas corriqueiros do dia a dia, mas também empresas paranaenses puderem se apresentar”,  ressalta o secretário, Marcelo Rangel.

A atividade aconteceu na sede da Casa Lide, em Curitiba. “Ter lideranças da cidade de Londrina, como o prefeito, juntamente com o setor produtivo e o poder público, mostra que a casa Lide é paranaense e tem um espaço convivência de negócios. Estamos muito felizes em receber o primeiro evento aqui, que seja o primeiro de muitos encontros regionais das cidades paranaenses aqui na capital, assim vamos promovendo  interação entre todo o estado”, Heloisa Garrett, presidente do LIDE Paraná

Rangel assina protocolo de intenções com LIDE

Durante o evento também foi realizado a assinatura de um protocolo de intenções com o LIDE e inaugurou uma Agência da Inovação na estrutura. A iniciativa foi uma ação de promoção ao desenvolvimento da inovação no Estado do Paraná. A atividade aconteceu na sede do Lide, em Curitiba.

“A finalidade do protocolo é a conjugação de esforços entre as partes para o desenvolvimento de projetos, eventos, discussões, incentivo ao fomento, com vistas ao estabelecimento de soluções voltadas à integração dos órgãos e entidades que executam atividades ligadas ao segmento de inovação e transformação digital do Estado do Paraná”, destaca Rangel.

A SEIMT, juntamente com a equipe do Lide, irão elaborar projetos específicos que serão formalizados e definidos com planos de trabalho. Segundo a presidente do LIDE, Heloisa Garrett, o grupo tem o objetivo de desenvolver a economia do Estado, com um time preparado para ajudar os empresários a prosperarem e aumentarem a competitividade das empresas da região.

“Essa aproximação com o poder público é essencial, o empresário precisa saber como o governo pode ajudar, quais as ferramentas disponíveis. Esse protocolo e a presença fisicamente da Secretaria na Casa Lide vem com este objetivo, mostrar o que é possível dentro do poder público, temos que usar dos serviços que o governo oferece. A partir do momento que entendemos a força como cidadão as parcerias público privadas são muito importantes para o desenvolvimento local e regional, comenta Garrett.

Agência de Inovação

A  unidade será responsável por promover a articulação de ações e parcerias estratégicas de atividades com diversos organismos públicos e privados que atuam direta ou indiretamente nestas atividades. A SEIMT vai designar profissionais para acompanhar a implementação e apoiar o desenvolvimento da Agência de Inovação em suas atividades de inovação tecnológica.

“Isso significa mais emprego e renda para o nosso povo. Poderemos, com planejamento estratégico, apoiar e fomentar pequenas e médias empresas locais. Alinhadas às políticas públicas ambientais e sustentáveis, elas proporcionarão o desenvolvimento econômico e qualificado da cidade”, ressalta Marcelo.

Sobre o LIDE

Fundado no Brasil, em 2003, o LIDE é formado por líderes empresariais de corporações nacionais e internacionais. É uma organização que reúne executivos dos mais variados setores de atuação em busca do fortalecimento da livre iniciativa do desenvolvimento econômico e social, assim como a defesa dos princípios éticos de governança corporativa no setor público e privado. (Com assessoria)