Fechar
Quinta, 28 de março de 2024
Quinta, 28 de março de 2024
Destaques 13/03/2023

Elizabeth reúne secretários e define plano de ação integrado de enfrentamento às chuvas

Retornando da viagem oficial ao Japão, a chefe do Executivo visitou as famílias e locais atingidos e convocou reunião com parte do secretariado e técnicos para definir plano de ações integradas a curto e médio prazo

Ouça a notícia Tempo de leitura aprox. --
Elizabeth reúne secretários e define plano de ação integrado de enfrentamento às chuvas

A prefeita Elizabeth Schmidt determinou, nesta segunda-feira (13), a realização de uma série de ações voltadas ao enfrentamento das fortes chuvas que atingiram a cidade nos últimos dias. Retornando de uma viagem oficial ao Japão, a chefe do Executivo visitou as famílias e locais atingidos durante a manhã e convocou uma reunião com parte do secretariado e técnicos para definir um plano de ações integradas a curto e a médio prazo, com vistas ao suporte imediato aos cidadãos afetados e a aplicação de soluções dedicadas a tornar a cidade mais preparada para futuras situações. 

“A definição desse plano integrado de ação é essencial para que possamos desenvolver um trabalho eficiente de auxílio aos nossos cidadãos atingidos e a promoção de ações preventivas a curto e médio prazo, mitigando a possibilidade de novos danos e tornando nossa cidade mais resiliente no enfrentamento de grandes chuvas e desastres naturais.

Além disso, aproveito para reforçar para a comunidade que todas nossas equipes estão atentas e de prontidão para dar o devido suporte e atendimento em casos de necessidade”, destaca a prefeita Elizabeth Schmidt. 

Entre os pontos aprovados durante a reunião estão o reforço dos trabalhos de limpeza dos arroios e galerias em andamento, inclusive com a contratação de empresas para ampliar as ações que  já estão sendo desenvolvidas, e a execução de tratativas para a ampliação dos serviços do projeto Caminhos do Agro.

Também foi informado que a Prefeitura já solicitou para o  DNIT a realização da limpeza das galerias e do arroio do Vendrami, os reparos no túnel próximo ao DER e da entrada da vila Jamil, uma vez que as estruturas se encontram fora da área de atuação do Município. 

Participaram da reunião o secretário de Infraestrutura e Planejamento, Henrique do Vale, o secretário de Serviços Públicos, Eduardo Marques, o secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Bruno Costa, o secretário de Meio Ambiente, André Pitela, o chefe do gabinete da prefeita, Edgar Hampf, o chefe do escritório regional do IAT em Ponta Grossa, Ivan Loureiro, e o coordenador da Defesa Civil Municipal, Alessandro de Macedo.

Prefeita Elizabeth anuncia licitação de sistema de drenagem do Santa Bárbara

Outra medida anunciada pela prefeita durante o encontro foi a licitação do sistema de drenagem da Santa Bárbara, projeto que vem sendo desenvolvido pela Prefeitura desde o ano passado e que agora se encontra em etapa final. O investimento estimado é de R$ 6,5 milhões. O chamamento do certame deve ser publicado em breve pelo executivo.

A medida irá se somar a outras iniciativas que também estão em andamento como o mapeamento das bacias da cidade, iniciativa promovida em parceria com a FAUEPG e que é essencial para a composição e implantação do Plano Municipal de Drenagem.

“Com a realização destes projetos, iremos avançar de forma substancial na melhoria da drenagem da nossa cidade. É uma ação muito importante para toda a comunidade e que trará impactos muito positivos para o desenvolvimento e a segurança do Município como um todo”,  declara a prefeita Elizabeth Schmidt. (Com assessoria)