Fechar
Sexta, 29 de março de 2024
Sexta, 29 de março de 2024
Política 30/01/2023

Prefeitura discute parceria com Exército em Ponta Grossa

A ação via Agência do Trabalhador busca auxiliar a colocação no mercado de trabalho de militares que estiveram prestes a receberem baixa

Ouça a notícia Tempo de leitura aprox. --
Prefeitura discute parceria com Exército em Ponta Grossa

A Prefeitura de Ponta Grossa e o Exército Brasileiro, através da 5ª Brigada de Cavalaria Blindada, 13º Batalhão de Infantaria Blindado e 3º Regimento de Carros de Combate, nesta segunda-feira (30), alinharam detalhes e ações para que seja firmado um plano de trabalho e cooperação técnica para prestação de serviços da Agência do Trabalhador, destinado para soldados que estiverem em período de receberem baixa do serviço militar.

Para a prefeita Elizabeth Schmidt, essa parceria é muito importante para a qualificação e destinação de mão de obra para as oportunidades de trabalho. “Assim, teremos a certeza que grande parte do efetivo militar que estiver em período de baixa do serviço terá a chance de conseguir uma vaga de emprego logo em seguida do desligamento com o Exército Brasileiro. Ao mesmo tempo, saberemos que as empresas terão trabalhadores disciplinados e responsáveis, pela experiência vivida em um sistema de hierarquia”, disse.

“Contamos em Ponta Grossa com uma quantidade grande de jovens que cumprem um ano do serviço e são liberados para o mercado de trabalho. Para estes, a contribuição do Exército é principalmente na disciplina e no respeito a hierarquia, mas muitos necessitam de qualificação. No entanto, temos também uma mão de obra ainda mais qualificada, de militares que ficam por 8 anos à serviço do Exército e desempenham funções técnicas e administrativas, como de secretariado e de almoxarife, por exemplo, que demandam grande responsabilidade. Além destes, temos os oficiais e sargentos temporários que tem muito a contribuir com o mercado de trabalho local”, comenta o general de Brigada Marcelo Goñes Sabbá de Alencar, comandante da 5ª Brigada de Cavalaria Blindada, que vê com bons olhos uma futura parceria com a Prefeitura para orientação, capacitação e encaminhamento de militares em período de baixa para oportunidades de trabalho.

O diretor da Agência do Trabalhador, Nilton Gomes, afirma que o plano de trabalho terá por objeto a formalização de parceria técnica e institucional, para realização de cadastros junto a Agência, dos militares selecionados para cumprimento do serviço militar obrigatório, no período de baixa.

“O documento contemplará ainda a disponibilização de alguns cursos de qualificação profissional que estejam sendo ofertados no período da baixa, a confecção de Carteira de Trabalho, currículos, encaminhamento para vagas de trabalho, informações e orientações no que diz respeito ao ingresso no mercado de trabalho e qualificação profissional”, explica.

O secretário de Indústria, Comércio e Qualificação Profissional, Paulo Pinto, responsável pela Agência do Trabalhador, enfatizou a importância do projeto. “Teremos uma efetivação destes jovens no mercado local, valorizando o aprendizado do serviço militar, para a contrações com mais eficácia para o empregador”, finaliza.

Participaram da reunião o general de Brigada Marcelo Goñes Sabbá de Alencar, comandante da 5ª Brigada de Cavalaria Blindada; o tenente-coronel Gustavo Soter de Mariz e Miranda, comandante do 3º Regimento de Carros de Combate; tenente-coronel Lisandro Farecena Capeleto, do Batalhão de Infantaria Blindado, além do vice-prefeito Capitão Saulo. (Com assessoria)