Fechar
Sexta, 26 de abril de 2024
Sexta, 26 de abril de 2024
Destaques 12/01/2023

PG é a 3ª cidade do país em ranking que avalia ambiente de negócios

Elaborado pelo Governo Federal, Índice de Concorrência de Municípios leva em conta aspectos como empreendedorismo, liberdade econômica e serviços públicos

Ouça a notícia Tempo de leitura aprox. --
PG é a 3ª cidade do país em ranking que avalia ambiente de negócios

Ponta Grossa ganhou destaque nacional no Índice de Concorrência dos Municípios, em levantamento feito pelo Ministério da Economia, do Governo Federal, através da Secretaria de Acompanhamento Econômico. Entre as 119 cidades pesquisadas, o município ocupou a terceira colocação na pontuação geral, ficando atrás somente de Porto Alegre (RS) e Belo Horizonte (MG).

Além disso, a Ponta Grossa alcançou o 1º lugar geral no tema “Empreendendo no Município”, que engloba abertura de empresas e questões econômicas, com 92,39 pontos, ficando à frente até da capital paranaense, Curitiba, com nota de 78,98. Em relação ao tema “Concorrência em Serviços Públicos”, a cidade também ficou em 1º lugar na Região Sul.

Segundo a Prefeita Elizabeth Schmidt, o resultado mostra o potencial empreendedor que a cidade possui. “Esse relatório é uma importante ferramenta de gestão, demonstrando o ambiente empreendedor que Ponta Grossa tem. Isso mostra que estamos no caminho certo, pois a cidade se destacou a nível nacional em diversos âmbitos, como liberdade econômica, poder público e infraestrutura”, diz.

Para a Presidente Agência de Inovação de Desenvolvimento, Tônia Mansani, Ponta Grossa tem se desenvolvido de forma inovadora, mas acima de tudo sustentável e inclusiva. “Ficar em primeiro lugar em âmbito nacional vem corroborar que o Vale dos Trilhos é um ambiente propício e fértil para negócios inovadores. A criação da agência de inovação trouxe essa importante agenda para o governo”

Em “Qualidade da Regulação Urbanística”, a cidade ocupa o 3º lugar geral, com nota de 72,75, ficando próximo de Piracicaba e Curitiba que ocuparam o 1º e 2º lugares. Com relação à Infraestrutura, o município alcançou o 7º lugar geral, 4º na Região Sul e 2º no Paraná, onde São José dos Pinhais obteve a maior nota do Estado.

Na categoria “Liberdade Econômica”, ficou em 4º lugar na Região Sul, e, em 8º lugar geral, empatados com Governador Valadares (RJ). Em “Contratando com o Poder Público” a cidade conquistou a 5ª colocação e a 7ª em “Tributação”, dividindo a posição com Curitiba e Londrina.

Índice de Concorrência dos Municípios

O Índice de Concorrência dos Municípios avalia o ambiente de negócios e concorrencial das cidades brasileiras, considerando as perspectivas do governo, setor privado e sociedade civil. Foi a segunda edição realizada, convocando 119 municípios, com mais de 250 mil habitantes e capitais das unidades federativas.

Estes indicadores auxiliam a avaliar de forma ampla e objetiva o ambiente de negócios dos municípios brasileiros, comparando a cidade de Ponta Grossa, assim como permite a disseminação e a troca de experiências entre os municípios participantes, possibilitando assim o incremento de ações que culminem na melhoria do ambiente de negócios. (Com assessoria)