Fechar
Quinta, 28 de março de 2024
Quinta, 28 de março de 2024
Eleições 30/10/2022

Vitória de Lula aumenta força de Aliel em Brasília

O resultado das urnas para Presidência da República deve alçar o deputado federal ponta-grossense a voos mais altos dentro da Câmara Federal, junto ao Governo Lula e com os prefeitos da região

Ouça a notícia Tempo de leitura aprox. --
Vitória de Lula aumenta força de Aliel em Brasília

Sacramentado o resultado das urnas neste domingo (30), com a eleição para Presidência de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), começa a se configurar o cenário de atuação política na Capital Federal. De Ponta Grossa, quem sai fortalecido com a eleição de Lula é o deputado federal Aliel Machado, que se reelegeu pelo PV, partido que integra a federação de apoio ao presidente eleito, juntamente com PT e PCdoB.

Reeleito para seu terceiro mandato na Câmara Federal, Aliel deve figurar entre os nomes dos deputados cotados para assumir cargos relevantes dentro das comissões internas da Casa, que têm participação efetiva no debate dos temas de interesse nacional pautados no Legislativo.

Como parlamentar da base, Aliel deve ter trânsito livre nos ministérios a partir de janeiro. O que não ocorreu durante os últimos quatro anos, atuando na oposição ao Governo Bolsonaro.

Entre os prefeitos, também aumenta a força do parlamentar, uma vez que será o principal elo dos chefes dos executivos municipais com o Governo Lula.

Outro representante ponta-grossense na Câmara Federal, Sandro Alex (PSD) deve passar a integrar a base de oposição a Lula. O nome do parlamentar também é cotado para voltar ao Governo Ratinho Junior, do qual foi secretário de Infraestrutura e Logística do Paraná ao longo deste mandato.