Fechar
Domingo, 05 de maio de 2024
Domingo, 05 de maio de 2024
Eleições 04/10/2022

TRE-PR rejeita recurso de Jocelito e julgamento sobre inelegibilidade vai para o TSE

Ex-prefeito recebeu mais de 74 mil votos e briga na justiça para assumir o cargo de deputado federal em 2023. Recurso de embargo de declaração foi rejeitado por unanimidade pelo TRE-PR nesta terça (4). Última tentativa de reverter a situação será no Tribunal Superior Eleitoral (TSE)

Ouça a notícia Tempo de leitura aprox. --
TRE-PR rejeita recurso de Jocelito e julgamento sobre inelegibilidade vai para o TSE

Os juízes do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) rejeitaram, de forma unânime, o recurso de embargos de declaração apresentado pela defesa do ex-prefeito Jocelito Canto (PSDB). No último domingo (2), Jocelito recebeu mais de 74 mil votos para o cargo de deputado federal e, agora, aguarda o julgamento de recurso no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para saber se poderá assumir o mandato em 2023. 

O relator no TRE-PR, Dr. José Rodrigo Sade - que votou contra o registro da candidatura de Jocelito na ação que impugnou a candidatura -, analisou o recurso e rejeitou as alegações de obscuridade e contradição apresentados pela defesa. Os outros juízes entenderam da mesma forma e acompanharam o relator na decisão. 

Ainda não há data para o julgamento do último recurso pelo TSE, mas a previsão do advogado de defesa de Jocelito, Dr. Guilherme Gonçalves, é que a decisão aconteça no máximo até o final do mês.

Entenda o caso

A candidatura do ex-prefeito de Ponta Grossa Jocelito Canto (PSDB) foi impugnada pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PR) no fim do mês passado. O julgamento veio após 4 votos favoráveis pela impugnação contra 2 pela elegibilidade.

Após pedido de vistas do desembargador Fernando Bodziak, que daria o voto decisivo, Bodziak votou contra a candidatura e o juiz Thiago Paiva mudou o voto, que inicialmente era favorável ao ex-prefeito. Com isso, o pleno decidiu pela impugnação. 

Jocelito é alvo de uma ação do deputado federal Sandro Alex (PSD), que pede a impugnação da candidatura do ex-prefeito por conta de uma condenação de 2013. Na época, Jocelito foi condenado por ter utilizado um policial em sua segurança particular no período em que esteve à frente da Prefeitura Municipal (1997-2000).

Beto Richa eleito?

Pelas redes sociais, o ex-governador Beto Richa (PSDB), segundo colocado em número de votos pela federação PSDB/Cidadania, se manifestou nas redes sociais já como deputado federal eleito. Em seu perfil no Instagram, inclusive, sua descrição já consta como 'Deputado Federal Eleito', uma vez que os votos de Jocelito Canto se encontram sub judice, no aguardo do desfecho no processo na Justiça Eleitoral.

"Quero agradecer a todos os que, de alguma forma, contribuíram com a minha eleição. Vou honrar este mandato de deputado federal e, desde já, começar uma nova jornada, revigorada pela confiança afirmada nas urnas. Agora, deputado federal. Muito obrigado e que Deus abençoe a todos", disse Richa. (As informações são do Portal aRede)

 

Foto: Gazeta do Povo