Fechar
Sexta, 27 de setembro de 2024
Sexta, 27 de setembro de 2024
Política 13/09/2022

Ratinho Junior destaca novo crescimento do turismo, três vezes acima da média nacional

O turismo segue em franca expansão no Paraná, aponta levantamento do IBGE

Ouça a notícia Tempo de leitura aprox. --
Ratinho Junior destaca novo crescimento do turismo, três vezes acima da média nacional

O turismo segue em franca expansão no Paraná. É o que aponta o mais recente levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) voltado para o setor de serviços, divulgado nesta terça-feira (13). 

Puxada pelas férias escolares, a atividade cresceu 4,6% em julho, três vezes mais do que a média nacional (1,5%). Foi também o terceiro melhor índice do País entre os estados pesquisados, atrás apenas de Santa Catarina (9,6%) e Espírito Santo (6,5%) no período.

Agora, com a expansão no sétimo mês do ano, o Paraná acumula saldo positivo de 37,3% em 2022, à frente de tradicionais polos turísticos como Pernambuco (28,9%) e Rio de Janeiro (22,2%). Já no comparativo com igual período do ano anterior, a alta é de 33,9%, ante uma expansão média nacional de 26,5%.

De acordo com o IBGE, o resultado foi impulsionado, sobretudo, pelo aumento na receita de empresas que atuam nos ramos de restaurantes; transporte aéreo; hotéis; locação de automóveis; rodoviário coletivo de passageiros; e serviços de bufê. 

“Esse indicador mostra uma retomada consistente do setor. Turismo é um indutor do desenvolvimento e sempre foi prioridade na nossa gestão. Com o aumento das concessões de parques estaduais, a expansão do Voe Paraná e os investimentos em Foz do Iguaçu e no Litoral, como a ampliação da pista do aeroporto das Cataratas e a nova Orla de Matinhos, vamos crescer ainda mais”, disse Ratinho Junior. 

Novamente Foz do Iguaçu, na região Oeste, puxou a fila do crescimento paranaense. O Parque Nacional do Iguaçu terminou o mês com o maior número de visitantes desde o início de 2022. No período entre 1° a 31 de julho mais de 183 mil pessoas visitaram a unidade de conservação, maior volume desde o início da pandemia de Covid-19.

Já o Parque Vila Velha, em Ponta Grossa, nos Campos Gerais, atraiu mais de 11 mil visitantes no período, índice 40% maior do que o registrado no mesmo recorte de 2019 e 32% maior que 2021.

Demais serviços

Os números positivos do turismo ajudaram o Paraná a expandir o volume de serviços em 2022, com saldo de 4,7% nos primeiros sete meses do ano (em relação ao mesmo período de 2021). Também houve uma ligeira alta em julho no comparativo com igual mês do ano anterior, ampliação de 0,8%. (Com assessoria)