Fechar
Segunda, 25 de novembro de 2024
Segunda, 25 de novembro de 2024
Eleições 29/08/2022

Ratinho Junior quer acelerar implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Desde 2019, o governador Ratinho Junior determinou que o Estado passasse a utilizar os ODS como guia para melhorar as áreas de saúde, educação e segurança

Ouça a notícia Tempo de leitura aprox. --
Ratinho Junior quer acelerar implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

A implantação no Paraná de ações relacionadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Organização das Nações Unidas (ONU) ao longo dos últimos três anos e meio tornaram o Estado exemplo mundial no desenvolvimento sustentável, de acordo com estudo apresentado pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).

A OCDE é uma organização internacional integrada por países-membros que se empenham em promover padrões internacionais que permeiam questões econômicas, financeiras, comerciais, sociais e também ambientais. 

Desde 2019, o governador Ratinho Junior determinou que o Estado passasse a utilizar os ODS como guia para melhorar as áreas de saúde, educação e segurança, além de diminuir a desigualdade social entre diferentes partes do território.

“O Paraná hoje é exemplo de desenvolvimento sustentável para o mundo. Somos o único estado que tem conseguido implantar políticas públicas desenvolvidas pelos países desenvolvidos. Muitos dos índices apontados pela OCDE mostram o Paraná, inclusive, à frente. Essa é uma demonstração de que estamos no caminho de busca pela qualidade de vida, pelo desenvolvimento econômico, social e ambiental. Isso nos deixa muito orgulhosos”, afirmou o governador Ratinho Junior.

O Estado foi destaque em diversas áreas de atuação, entre elas a de energia renovável, em que 94% da energia consumida no Paraná vieram de fontes renováveis, mais que o dobro da média das regiões da OCDE, de 41%. O Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar), por exemplo, aderiu aos ODS e se tornou a primeira empresa estatal do Paraná a migrar para o mercado livre de energia, por meio de produção fotovoltaica e apoiando a sustentabilidade e o uso de energia renovável.

Na parte ambiental, os pontos fortes do Paraná foram a qualidade do ar, a preservação da água e a proteção costeira. Já na educação, no mercado de trabalho e em indicadores econômicos, o Paraná obteve uma performance que superou em mais de 70% a média brasileira.

Olhando para o futuro

O Plano de Governo de Ratinho Junior para a gestão de 2023 a 2026 aponta novas medidas para intensificar as políticas de promoção das ODS no Paraná. 

Na Agricultura, para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, o governador destaca que será preciso produzir com mais eficiência em menos espaço, frente a um certo esgotamento do modelo produtivo convencional. O que se observa é uma agricultura impactada por riscos climáticos, falta ou excesso de chuvas, que afetam períodos de plantio, tipos de solo, topografia e insumos diretamente influenciados por fenômenos internacionais.

“O enfoque será em produtividade, rentabilidade e sustentabilidade, o que envolve as microbacias hidrográficas e novos processos de gestão e análise das situações socioeconômica e ecológica”, explicou Ratinho Junior.

Outra iniciativa passa pela modernização do BI Paraná de Olho nos ODS, que oportunizará aos gestores públicos municipais o acompanhamento da evolução dos índices de sustentabilidade, a identificação das suas fragilidades e oportunidades, bem como aferir o alcance das metas. Além disso, trará maior transparência das informações à população.

Também será desenvolvido o Índice Sintético por ODS, que consiste na reunião dos indicadores mapeados por objetivo, possibilitando monitorar os diversos parâmetros de sustentabilidade por localidade. Será utilizada a mesma metodologia da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).

Os ODS farão parte, ainda, dos currículos educacionais. O projeto Alimentação Consciente contribuirá com as políticas de conscientização sobre hábitos alimentares, saúde e bem-estar. 

“Haverá a capacitação de professores e agentes educacionais para disseminar o conhecimento da Agenda 2030 na rede estadual”, disse o governador.

Quanto ao saneamento básico, programas da Sanepar como Trate Bem a Rede, Equidade Sanepar, Comunidade Sanepar, bem como a manutenção de uma Gerência de Educação Socioambiental e a forma de conduzir suas atividades cotidianas vão continuar contribuindo diretamente para os ODS. Os compromissos passam por incentivar a pesquisa e o desenvolvimento; promover parcerias e intercâmbios; proporcionar desenvolvimento de colaboradores; e atuar de maneira sustentável e equilibrada.

ODS

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável compõem a Agenda 2030 - uma agenda de desenvolvimento proposta pela ONU em 2015 para guiar boas práticas dos países para os próximos 15 anos. Ela integra 17 ODS, que abrangem diferentes aspectos da sociedade. Entre os objetivos, estão a erradicação da pobreza, igualdade de gênero, energia renovável, educação de qualidade, crescimento econômico, entre outros. A proposta é que sociedade, empresas e governo atuem juntos para cumprir os objetivos. (Com assessoria)