Fechar
Sábado, 27 de abril de 2024
Sábado, 27 de abril de 2024
Ponta Grossa 26/08/2022

ACIPG parabeniza Prefeitura de Ponta Grossa por certificação da CAPAG A

Na última quarta-feira (24) a presidente da ACIPG, Giorgia Bin Bochenek, esteve com a prefeita Elizabeth Schimidt, que apresentou o resultado e a avaliação do índice feita pelo Tesouro Nacional

Ouça a notícia Tempo de leitura aprox. --
ACIPG parabeniza Prefeitura de Ponta Grossa por certificação da CAPAG A

A Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa (ACIPG) parabeniza a Prefeitura de Ponta Grossa pela conquista da classificação A na análise da Capacidade de Pagamento (CAPAG) realizada pelo Tesouro Nacional, ligado ao Ministério da Fazenda.

Na última quarta-feira (24) a presidente da ACIPG, Giorgia Bin Bochenek, esteve com a prefeita Elizabeth Schimidt, que apresentou o resultado e a avaliação do índice feita pelo Tesouro Nacional.

O conceito A da CAPAG é considerado o nível mais alto em três indicadores que compõem a metodologia de cálculo da avaliação: liquidez, poupança corrente e endividamento do município. A administração que conquista o A no CAPAG apresenta sua situação fiscal e gestão equilibrada e com isso tem condições para obter garantias do governo federal em seus financiamentos e operações, além de acessar empréstimos com juros mais baixos, por contar com a própria União como seu garantidor.

“Contamos com uma equipe eficiente na gestão dos recursos públicos e o resultado é demonstrado pelo Tesouro Nacional com esta certificação. Ponta Grossa está no caminho certo no âmbito da administração pública e da justiça fiscal”, afirma a prefeita Elizabeth Schmidt.

O Secretário Municipal da Fazenda, Cláudio Grokoviski, relata que conforme a metodologia do Ministério da Fazenda, a classificação dos entes é definida a partir de indicadores de endividamento, poupança corrente e liquidez. A análise utiliza dados disponíveis no Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público Brasileiro (Siconfi) e no Serviço Auxiliar de Informações para Transferências Voluntárias (CAUC).

“Para ser CAPAG A, o município tem que estar com tudo em dia como, por exemplo, parcelamentos, certidões e despesas com limite de pessoal. Além disso, a CAPAG avalia se o município não tem muitas dívidas, se tem recursos guardados e as condições financeiras apresentam liquidez”, explica o secretário.

A presidente da ACIPG parabenizou a conquista obtida pela administração, reconhecendo o trabalho feito, e colocando a Associação Comercial à disposição para auxiliar na boa gestão dos recursos públicos.

“Trata-se de uma grande conquista para a cidade de Ponta Grossa, a ACIPG sempre está disposta a trabalhar e reconhecer ações em prol de uma administração eficiente, e a Prefeitura de Ponta Grossa está de parabéns por este reconhecimento”, finaliza Giorgia Bin Bochenek. (Com assessoria)