Fechar
Terça, 07 de maio de 2024
Terça, 07 de maio de 2024
Ponta Grossa 11/07/2022

"Foram efetuadas 128 prisões em praças de PG desde 2021", afirma secretária

Secretária de Cidadania e Segurança Pública, Tânia Sviercoski, falou sobre a atuação da Guarda Municipal no combate à criminalidade nas praças da cidade, alvo de cobrança da Câmara

Ouça a notícia Tempo de leitura aprox. --
 "Foram efetuadas 128 prisões em praças de PG desde 2021", afirma secretária

A secretária municipal de Cidadania e Segurança Pública, Tânia Sviercoski, informou nesta segunda-feira (11) que o trabalho da Guarda Municipal, em conjunto com a Polícia Militar, resultou na prisão de 128 pessoas nas praças da cidade, de janeiro de 2021 até junho deste ano. A maior parte deles em decorrência de atos de consumo e comércio de entorpecentes.

Na sessão desta segunda, os vereadores aprovaram uma Moção de Apelo e pediram maior atenção do poder público em relação à segurança nas praças Barão de Guaraúna (Praça dos Polacos) e Barão do Rio Branco (Ponto Azul), alvos recorrentes da atuação de marginais.

Segundo a secretária, existe uma preocupação constante por parte do Município com a situação nas praças e as ações da Guarda Municipal, contando com o apoio da PM, estão sendo intensificadas. Além disso, ela frisa que aumentou o monitoramento via imagens, o que tem proporcionado um número significativo de prisões.

Números

Foram efetuadas 25 prisões na Barão de Guaraúna e 44 na Barão do Rio Branco, totalizando 69 pessoas retiradas das ruas de 2021 até o primeiro semestre de 2022. Nas demais praças, foram 59 prisões, chegando a um total de 128. "Isso demonstra então que nós estamos trabalhando, que as prisões estão sendo realizadas", argumenta Tânia.

A secretária ressalta também que o monitoramento presencial tem sido intensificado. "A presença aumentou, com o monitoramento presencial sendo feito várias vezes ao dia. Situações suspeitas estão sendo abordadas. Pessoas com suspeitas de consumo ou comércio de entoirpecentes estão sendo abordadas", afirmou.

"Nós estamos trabahando com abordagens, com as imagens, tudo na tentativa de proporcionar maior segurança à população e para os comerciantes das imediações das praças", relata a secretária.

Aumento

Tânia comenta ainda que se trata de uma situação bastante sensível, que vem sendo enfrentada por todas as cidades de médio e grande porte, com aumento de usuários de drogas e de moradores de rua, principalmente, no período de pós-pandemia, e que isso traz reflexos na segurança pública. "Por isso temos intensificado o trabalho para dar uma resposta em relação a isso", disse.

Levantamento

Em paralelo, na prevenção e repressão ao tráfico de drogas nesses locais, a secretária informa que foi realizado um levantamento dos usuários de drogas que frequentam as praças. "Foi feito um levantamento e essa relação foi encaminhada ao Ministério Público, com o objetivo de que sejam tomadas medidas para que essas pessoas possam ser encaminhadas para tratamento contra a dependência e consigam retomar suas vidas", finaliza Tânia.

 

Foto: Página 1