Fechar
Domingo, 14 de agosto de 2022
Domingo, 14 de agosto de 2022
Eleições 06/06/2022

Notícias falsas circulam 70% mais rápido do que as verdadeiras

Quando a notícia falsa trata de política, a transmissão é ainda mais intensa

Ouça a notícia Tempo de leitura aprox. --
Notícias falsas circulam 70% mais rápido do que as verdadeiras

“Você sabia que nove em cada dez pessoas com acesso à internet no Brasil já receberam pelo menos um conteúdo falso sobre o coronavírus? E que as notícias falsas circulam 70% mais rápido do que as verdadeiras? A desinformação é um mal social que interessa a muita gente!”.

Esse é o sexto texto da série #DemocraciaEmPílulas, que publica durante todos os dias deste mês de junho mensagens curtas nas redes sociais para reforçar a importância do combate à desinformação no processo eleitoral.

A iniciativa integra uma parceria do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o Tribunal Regional da Bahia (TRE-BA) e tem o objetivo de conscientizar cidadãs e cidadãos sobre a relevância do combate às fake news, uma missão de todos.

Quando a notícia falsa trata de política, a transmissão é ainda mais intensa. A desinformação usada com fins políticos tem como finalidade provocar sentimentos negativos, como raiva e indignação, para obter, manter ou conquistar o poder, diminuindo a racionalidade e a qualidade do debate público. (Com assessoria)