Fechar
Terça, 16 de abril de 2024
Terça, 16 de abril de 2024
Castro 03/06/2022

Castro recebe musical “Sopros, tambores e arlequins”

Um espetáculo musical lúdico que resgata a alegria dos coretos com músicos fantasiados de personagens da Commedia dell’arte e interpretando composições próprias ao lado de clássicos de Chiquinha Gonzaga e Noel Rosa

Ouça a notícia Tempo de leitura aprox. --
Castro recebe musical “Sopros, tambores e arlequins”

Um espetáculo musical lúdico que resgata a alegria dos coretos com músicos fantasiados de personagens da Commedia dell’arte e interpretando composições próprias ao lado de clássicos de Chiquinha Gonzaga e Noel Rosa. Essa é a proposta do show Sopros, tambores e arlequins que chega a Castro no sábado, dia 11, às 19 horas, no Parque Lacustre.

No palco uma trupe colorida e animada proporciona ao público uma viagem musical e cênica pelos coretos do Brasil com a participação muito especial do multi-instrumentista Carlos Malta.

Durante a apresentação, o público vai acompanhar a história de Marcelita Flores, uma jovem colombina cheia de talentos que decide fugir com uma trupe de Arlequins, seres enigmáticos que vivem entre o real e o imaginário. Ela sonha em ser maestrina, tocar flauta, viver livremente com seus novos companheiros de jornada. Mas nem tudo são flores para o artista que tem que fazer malabarismo e vive na corda bamba para poder apresentar sua arte.

Sopros, tambores e arlequins traz uma banda formada por alguns dos principais músicos do Paraná. Além de Marcela Zanette (flautas), estão em cena Rodrigo Milek (clarinete), Renan Bragatto (acordeon), Fernanda Cordeiro (trombone), Audryn Souza (trompete), Lauro Ribeiro (tuba) e Denis Mariano (bateria). O grupo fica completo com a atriz Mariana Zanette, os artistas circenses Marina Prado e Fábio Salgueiro, e a participação de um dos maiores ícones da música instrumental brasileira da atualidade: Carlos Malta.

A direção artística do espetáculo é de Mariana Zanette. Ela conta que além da música festiva dos coretos, o show vai apresentar inserções teatrais e circenses. “Nós também preparamos um pequeno roteiro cênico para os músicos, que estarão fantasiados como personagens da Commedia dell’arte. Isso cria um tom lúdico e mágico ao espetáculo”.

A flautista Marcela Zanette, produtora do espetáculo, lembra que desde o início da colonização europeia as bandas de música frequentam a alma brasileira, com toda a alegria típica da música nas praças, nos coretos e nas festas de rua tornando-se um patrimônio cultural.

“Nosso show vai trazer a Castro muita alegria apresentando ao público o entusiasmo da música das antigas bandinhas de coreto, valorizando autores brasileiros, composições próprias e o amor pela música”. E, para finalizar, ela lembra um trecho de sua personagem Marcelita Flores: “Quem sonha de olhos fechados, dorme. Quem sonha de olhos abertos, vive!”.

Sopros, Tambores e Arlequins é voltado para crianças, jovens e adultos por ser um espetáculo multimídia, plástico e encantador. Faz a gente sorrir, imaginar, querer fugir com a trupe. Faz a gente concluir que viver é preciso, fazer arte é necessário e sonhar é fundamental. O projeto foi viabilizado pelo PROFICE - Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura – da Secretaria de Comunicação Social e Cultura. Governo do Estado do Paraná. Apoio Copel.

Oficinas

No mesmo dia (11), às 14 horas, serão oferecidas duas oficinas gratuitas na Secretaria de Cultura de Castro (Rua Marechal Deodoro, 348).

Esculpindo Vento - com Carlos Malta voltada para músicos em geral (tragam seus instrumentos)

Palhaçaria e Corpo – com Marina Prado e Fábio Salgueiro (aberto ao público a partir dos 16 anos).

Repertório do show

1-    O Abre Alas (Chiquinha Gonzaga)

2-    Frevo Rabecado (Carlos Ferraz)

3-    Spok no Frevo (Audryn Souza e Marcela Zanette)

4-    Palhaços (Marcela Zanette)

5-    Forrózin (Marcela Zanette)

6-    Frevendo (Marcela Zanette)

7-    Na Corda Bamba (Marcela Zanette)

8-    Me dá 1 real (Julião Boêmio)

9-    Folia em formosa (Carlos Malta)

10-  Até Amanhã (Noel Rosa)

Serviço

Sopros, tambores e arlequins. Apresentação musical com participação especial do flautista Carlos Malta.

Data: 11/06 (sábado), às 19 horas, no Parque Lacustre (Rua. Mariana Marquês – Centro). Entrada gratuita.

Classificação etária: Livre. Duração 75 min. (Com assessoria)