Fechar
Domingo, 14 de agosto de 2022
Domingo, 14 de agosto de 2022
Ponta Grossa 28/05/2022

Casa da Indústria lança livro do Sindimadeira e empossa presidente do Sindimetal

Publicação conta a história dos 60 anos do sindicato da indústria madeireira em PG

Ouça a notícia Tempo de leitura aprox. --
Casa da Indústria lança livro do Sindimadeira e empossa presidente do Sindimetal

A solenidade de inauguração das novas instalações da Casa da Indústria, da Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), realizada na última quinta-feira (26), foi marcada também pelo lançamento de um livro comemorativo dos 60 anos do Sindicato de Serrarias, Carpintarias e Tanoarias e da Marcenaria de Ponta Grossa (Sindimadeira-PG), além da posse festiva da nova diretoria do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Ponta Grossa (Sindimetal). O evento contou com a presença de lideranças do setor industrial, com o presidente da Fiep Carlos Valter Martins Pedro e com a prefeita Elizabeth Schmidt.

Idealizada pelo ex-presidente do Sindimadeira-PG, Leonardo Puppi Bernardi, a publicação traz entrevistas com todos os ex-presidentes da entidade. “Este livro é fruto das várias histórias que eu ouvia nas reuniões do sindicato”, detalhou Bernardi.

“Era uma riqueza muito grande para ser esquecida, e nada melhor do que eternizar tudo isso em um livro”, acrescentou. O material tem um caráter multimídia. Em cada capítulo há um QR Code que direciona para as entrevistas em vídeo, completas, dos ex-presidentes, que estão disponíveis em vídeos no YouTube.

O atual presidente do Sindimadeira-PG, Álvaro Scheffer, destacou que o setor é um dos mais importantes da indústria do município e da região.

“A indústria madeireira foi a que trouxe as outras indústrias para a região, como indústrias de máquinas, abrindo o setor metalmecânico na cidade”, lembrou, citando ainda que hoje o setor madeireiro trabalha somente com florestas plantadas, sendo um importante indutor do desenvolvimento sustentável. “É uma indústria de base florestal, com grande responsabilidade ambiental”, declarou.

Desde o dia 30 de abril, o industrial Orceli Alves Martins já comanda o Sindimetal até 2024, em substituição a Álvaro Scheffer, que assumiu como vice-presidente deste sindicato, além de ser o presidente do Sindimadeira-PG. A posse festiva ocorreu aproveitando a cerimônia de inauguração da Casa da Indústria, como pelo fato de ter sido comemorado o Dia da Indústria, na última quarta-feira (25).

Martins afirmou que sua prioridade à frente do Sindimetal-PG é unir cada vez mais as indústrias do setor na região. “Estou assumindo uma entidade de tamanha representatividade aqui nos Campos Gerais e um dos polos mais importantes do interior do Paraná”, afirmou, comentando também sobre como a parceria com a Fiep pode ajudar no trabalho do sindicato.

“Vamos fazer um trabalho de parceria com a Fiep e com as autoridades do município e do Estado, além do sindicato laboral, buscando também novos associados, o que é muito importante para nós”, concluiu.

O presidente da Fiep congratulou Martins, desejando um mandato de muito trabalho em prol dos industriais do setor metalúrgico, como também, que ele represente bem o segmento no período em que estiver a frente da entidade. Além disso, parabenizou a Casa da Indústria pela publicação do Sindimadeira-PG.

“As instituições têm a importante função de transformação da sociedade. O trabalho do Sindimadeira auxiliou e ainda auxilia na evolução do setor na cidade, da mesma maneira que as madeireiras transformam árvores, de maneira sustentável, em produtos de madeira utilizados por vários setores. Que este registro histórico seja um exemplo para as futuras gerações do ramo”, finaliza Carlos Valter.

Sobre a Casa da Indústria

A Casa da Indústria começou suas atividades em Ponta Grossa em 2011, como um projeto-piloto da Fiep, e desde 2016 funcionava em um imóvel alugado, na Vila Estrela. A ideia era que o espaço funcionasse como sede compartilhada para os sindicatos industriais da região, a fim de que otimizassem seus recursos, trocassem experiências e ampliassem a interação em defesa dos interesses do setor.

A partir de agora, passa a ocupar um imóvel próprio, mais bem localizado e com melhor estrutura para atendimento das indústrias. O local foi totalmente adaptado, contando com estacionamento, soluções de acessibilidade, salas de reuniões e um auditório para 50 pessoas.

Ocupam a Casa da Indústria da cidade seis sindicatos, que representam as indústrias de Serrarias, Carpintarias e Tanoarias e da Marcenaria de Ponta Grossa (Sindimadeira-PG); Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Ponta Grossa (Sindimetal-PG); de Extração de Minerais Não Metálicos do Paraná (Sindiminerais-PR); de Reparação de Veículos e Acessórios dos Campos Gerais (Sindirepa-CG); de Panificação e Confeitaria dos Campos Gerais (Sindpan-CG); e de Olarias e Cerâmicas do Norte do Paraná (Sindicer).

A nova Casa da Indústria fica na Rua Francisco Ribas, 58, no Centro da cidade, próximo à Praça Barão de Guaraúna. Industriais interessados em saber mais sobre sua atuação podem entrar em contato pelo telefone (42) 3224-4268. (Com assessoria)